E A Manada Se Deu Mal

Páginas: 3 (675 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Texto de Luiz Carlos Mendonça de Barros (Folha de São Paulo)

A decisão do Fed em manter inalterado o ritmo de compras de títulos de crédito no mercado, apanhou a grande maioria dos analistas desurpresa. As perdas financeiras que essa decisão trouxe a investidores e especuladores espalhados pelo mundo todo - inclusive aqui no Brasil - foram enormes.
Talvez seja este o último movimento demanada associado à crise financeira que se seguiu ao desmonte do castelo de cartas do chamado "subprime". Ele será uma referência importante quando for escrita a resenha destes cinco anos de crise mundialque vivemos.
Espero que os prejuízos que ficarão por muito tempo na memória de muitos, mas muitos mesmo, tenham sido fortes o suficiente para marcar o início de um período em que a racionalidadeeconômica volte a comandar os processos de investimentos pelo mundo afora.
O leitor da Folha sabe que sempre tive uma posição mais otimista para a economia mundial nos próximos anos. Dizia eu que ocapitalismo ou as economias de mercado, como ele é chamado hoje- é um sistema econômico voltado para o crescimento. As crises conjunturais que ocorrem quando oferta e demanda se desequilibram ao longo dosanos de bonança como é caso brasileiro dos últimos anos- não passam de momentos de rearranjo.
Para que o crescimento volte a comandar as economias basta que a gestão macroeconômica seja adequada esiga princípios bastante conhecidos.
Mas a crise destes últimos anos teve uma dinâmica diferente. Por isso, a terapia usada com sucesso teve que ser construída peça por peça no decorrer de um períodomais longo. Mas a economia americana, foco inicial e o mais importante elo do desajuste ao nível mundial que ocorreu, há algum tempo já vinha dando sinais claros de recuperação.
Por isso,esperava-se que o Fed iniciasse um processo de normalização de sua política monetária, com a redução gradual dos incentivos heterodoxos que assustam tantos analistas. Em julho passado esta mensagem foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O mal e deus mesmo
  • Deus E O Mal De Gordon Clark
  • Deus fez o mal
  • Será a existência do mal no mundo compatível com a existência de Deus?
  • Foi mal
  • Mal dos
  • MAL DE ALZHEIMER E MAL DE PARKINSON
  • Deus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!