e rei de guelras enormes

Páginas: 10 (2362 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho Final da Disciplina Cultura e Mudanças Organizacionais

“O Rei de Guelras Enormes: O Poder nas Organizações”







Aluno: Mozart Toledo Ribeiro
Polo: Juiz de Fora – MG
Ano: 2013
O Rei de Guelras Enormes: O Poder nas Organizações

Mudança: Uma palavra simples, porém muito complexa, pois além de nos levar aodesconhecido ainda nos tira de nossa zona de conforto. Mas é nessa mudança que encontramos o ponto de partida para a analogia presente entre o texto “A Antiga Lenda Egípcia do Peixinho Vermelho” e as possíveis mudanças na cultura de uma organização.
Analisando o estudo “Cultura e Mudança Organizacional: Em busca da compreensão sobre o dilema das organizações”, percebemos que a sobrevivência de umaorganização depende de como ela reage às mudanças impostas pelos fatores externos e internos dela mesma. Aspectos que devem ser considerados com a maior importância por seus gestores para que a mesma possa obter sucesso em meio ao turbulento oceano que é o atual mundo globalizado em que vivemos.
De todas as metáforas apresentadas pelo estudo, (Morgan – 1996), a mais interessante delas pra mim é aque se refere a uma organização como um organismo vivo, que procura sempre adaptar-se a um ambiente de constantes mudanças. Qualquer organismo vivo é formado por moléculas e dependem de outros organismos vivos para se firmarem, independente do meio em que vivem. Exatamente como as empresas que, continuando com a analogia, devem aceitar que não existe uma única melhor forma para fazer, comsucesso, determinada tarefa e um ser vivo sempre será único, com necessidades únicas e desejos mutáveis com o decorrer do tempo.
A cultura organizacional de uma empresa consiste em normas, regulamentos, deveres, valores, tradições e diversos outros fatores característicos de uma organização que são encontrados nos pontos de destaque da lenda egípcia em questão.
Observamos na estória, que apesar deexistir um agente de mudança, a organização possuía uma cultura fechada, não dando abertura para novas mudanças e que o poder desta organização não estava preparado para vencer os obstáculos.
Da mesma forma, as organizações podem passar pelo dilema entre a sua cultura e a forma como é apresentada à mudança organizacional.
Para isso analisaremos a coerência entre os personagens e a simbologiapresentes no texto buscando o entendimento para o funcionamento da cultura e mudança organizacional de uma empresa.


Um grande lago e uma Comunidade de Peixes: A Organização e sua Cultura.
Fazendo a comparação do lago com a organização e da comunidade peixes com a cultura dessa organização, percebemos quão desafiante e difícil é mudar a cultura de toda uma empresa. “Cultura usualmente é tidacomo o padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais cotidianos.” A cultura influencia todos os membros da organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades. 
Schein (1985) diz que a cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com aexperiência para enfrentar seus problemas.
A morte de uma empresa acontece quando ela perde sua identidade, ou seja, não preserva sua cultura ou faz com que seus colaboradores não mantenham o respeito às normas e a eles mesmos. No caso de novos colaboradores, é papel do gestor adaptá-los à cultura da empresa sem perder sua identidade para que ele renove seus valores e desempenhe com sucesso seustrabalhos.

O Rei de Guelras Enormes: O Poder nas Organizações
Pensar, planejar e agir são características presentes em um líder. Poder não significa simplesmente mandar, mas sim induzir aos subordinados que executem o que foi proposto. O poder envolve percepção de mudanças e habilidade para conseguir o desejado crescimento da organização, o que era claramente ausente entre o líder do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Texto Enorme
  • o rei
  • meu rei
  • enormes talentos
  • Eu sou rei
  • ou rei
  • Dá-nos um Rei
  • O rei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!