e-Marketing Benefícios & Custos na Ericeira Surf Shop

Páginas: 10 (2395 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
Universidade Aberta – Mestrado em Comércio Electrónico e Internet
Unidade Curricular de Comércio Electrónico e e-Marketing – Actividade 3










e-Marketing

Benefícios & Custos na Ericeira Surf Shop


João Marques | estudante nº 1201137


























1. O e-Marketing

“e-Marketing é apenas uma parte das atividades do e-Business de umaorganização. O e-Marketing consiste no uso da tecnologia de informação para as atividades de Marketing, e os processos para criar, comunicar, desenvolver e compartilhar ofertas que agregam valor para os clientes, parceiros e a sociedade em geral. Definido com mais simplicidade, o e-Marketing é o resultado da tecnologia de informação aplicado ao marketing tradicional.” (Strauss e Frost, 2012).2. e-Marketing VS Marketing Tradicional

Podemos identificar o e-Marketing como parte do Marketing, no entanto também podemos caracterizar, dadas as circunstâncias atuais, o Marketing como dependente o e-Marketing uma vez que este “melhora a proposição de valor aumentando benefícios, diminuindo custos e aumentando receitas.” (Strauss e Frost, 2012), estes benefícios não são fruto de uma nova emilagrosa metodologia que “corta relações” com o Marketing Tradicional, uma vez que o modelo conceptual ainda é o mesmo - Estratégia, Plano e Avaliação -, são é uma consequência evolutiva de uma ferramenta que veio revolucionar o modo de comunicar, a Internet.

3. Estratégia e Plano de Acção

A estratégia é definida como “ o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoávelentre os objectivos, as habilidades e os recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado” (Kotler e Keller, 2008; citado por Strauss e Frost, 2011), assim o plano estando envolvido no plano de marketing global de uma organização, visa a formulação e implementação da estratégia apoiado por ferramentas de tecnologia promovendo os objectivos. O plano de e-Marketing segundo (Strauss e Frost,2011) é composto por 7 etapas, são elas:

1. Análise da situação – Revisar a análise do ambiente e fazer a análise SWOT da empresa; Revisar o plano actual de marketing e qualquer outra informação que possa ser obtida sobre a empresa e as suas marcas; Revisar os objectivos do modelo de e-Business da empresa, das estratégias e dos indicadores de desempenho.
2. Planeamento estratégico dee-Marketing – Determinar o ajuste entre a organização e o seu planeamento estratégico de acordo com as oportunidades de mercado; Realizar a análise de oportunidade de marketing, análises de oferta e demanda e análise do seguemento.
3. Objectivos – Identificar os objectivos resultantes da estratégia de e-Business.
4. Estratégia de e-Marketing – Identificar as fontes de geração de receitas; Projectar aoferta básica, valor, distribuição, comunicação e estratégias de gestão do relacionamento com o mercado/parceiro para criar uma vantagem competitiva; Modificar objectivos conforme eles vão sendo alcançados.
5. Plano de implementação – Desenvolver as tácticas para o Mix de e-Marketing (com base nos 6 P´s do marketing); Desenvolver as tácticas de gestão de relacionamento; Desenvolver as tácticas decolecta de informações; Definir a estrutura organizacional para implementar o plano.
6. Orçamento – Previsão de receitas; Avaliar os custos para atingir os objectivos.
7. Plano de avaliação – Identificar os indicadores de desempenho.

Assim, com um plano bem definido e se bem aplicado, podemos tirar partido das relações custo/benefício, numa organização que envolva uma estratégia dee-Marketing.

4. O e-Marketing na Ericeira Surf Shop

4.1. Enquadramento (actualização)

Com uma estratégia de negócio dependente do Surf, Skate e moda desportiva, a Ericeira Surf Shop (ESS), surge como organização em 1996, desde aí tem crescido como referência de mercado em Portugal. Actualmente com 20 lojas físicas e cerca de 350 colaboradores a ESS, é tida em conta como a 4ª marca que surge,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing no surf
  • custo beneficio
  • Custo e beneficio
  • Custo de beneficio
  • Custos e beneficios
  • Custo beneficio
  • custo beneficio
  • Surf como pot ncia tur stica na Ericeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!