e isso

789 palavras 4 páginas
O uso indevido de substâncias: esteróides anabolizantes e energéticos
Resumo
O autor faz considerações sobre sobre o abuso de esteroides anabolizantes comparando o Brasil com os EEUU e as razões que levam os jovens e adultos a isto. Define as substâncias, descreve os mecanismos de ação, os efeitos colaterais das mais comuns, desmistifica seus efeitos benéficos e acentua os malefícios. Faz referências às demais substâncias consideradas suplementos, verdadeiros benefícios e efeitos indesejáveis.
Unitermos: Adolesc Latinoam 2001; 2 (2): adolescência, abuso de subtâncias, esteroides anabolizantes e suplementos.
Introdução
Pesquisas nos Estados Unidos, quantificando o uso indevido de esteróides anabolizantes, mostram os seguintes resultados: idade de início de consumo entre 15 e 18 anos, em estudantes de segundo grau; a incidência é maior no sexo masculino; 2,5% dos estudantes pesquisados relataram ter usado esteróides anabolizantes nos últimos
30 dias; a maioria dos usuários são esportistas e a principal razão do uso entre esportistas visa a melhorar o desempenho e entre não esportistas, à aparência.
Nos Estados Unidos, em 1994, mais de um milhão de jovens já tinham feito uso de esteróides anabolizantes e nos preocupa saber que o motivo do uso tem causa social, destacando-se os efeitos benéficos do produto sem preocupação com os graves danos à saúde.
No Brasil, apesar do problema estar se agravando, não localizamos estudos sobre incidência e prevalência do uso ilícito de esteróides anabolizantes. Entretanto, podemos afirmar que o usuário ou consumidor preferencial se encontra na faixa etária dos 18 a 34 anos de idade e, em geral, é do sexo masculino.
A tentação de ganhar músculos rapidamente leva cada vez mais jovens ao abuso dos esteróides sem orientação médica. Os efeitos colaterais, porém, podem ser devastadores. Depois das chamadas drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack e tantas outras) e das lícitas (fumo, álcool, anorexígeros,

Relacionados