E-fóliob-principiosdidática

1098 palavras 5 páginas
PRINCÍPIOS DE DIDÁTICA
E – Fólio B

As turmas com grupos de alunos muito heterogéneos, com os quais os professores se deparam atualmente, resultam do mundo diversificado e multicultural em que vivemos. O nosso país nas últimas décadas sofreu uma infinidade de transformações, o que terá produzido grandes mudanças também ao nível do ensino.
Podemos apontar as mais variadas causas desta crescente heterogeneidade, como por exemplo a imigração, pois a partir de 1990 o nosso país sofreu uma vaga de imigrantes oriundos de África, Brasil, Europa Central e de Leste, o que colocou a nossa sociedade perante pessoas de diversas nacionalidades e uma multiplicidade rica de culturas, obrigando a uma comunicação intercultural na coexistência entre pessoas. Neste contexto, a escola vê-se confrontada com o desafio de salas de aulas multiculturais e diversificadas, resultado desta combinação de alunos de várias origens étnicas e culturais. Também o aumento da escolaridade obrigatória, que nas últimas décadas passou do 4º ano para o 12º ano; o atual contexto socioeconómico com crianças a viverem no limiar da pobreza, algumas com ambos os pais desempregados ou em famílias disfuncionais, aliado a diferentes estilos cognitivos e de aprendizagem, são apontados como causas de salas de aula cada vez mais heterogéneas. Ainda a inserção de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE´s) numa escola que se pretende inclusiva, contemplada na Declaração de Salamanca, em que se refere que “o princípio fundamental das escolas inclusivas consiste em todos os alunos aprenderem juntos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem” (Tratado de Salamanca, p.11), será também mais uma das causas que terão contribuído de forma relevante para uma escola cada vez mais heterogénea.

As causas apresentadas tornam o processo educativo cada vez mais complexo, exigindo do professor novas competências profissionais e obrigando-o a repensar estratégias para

Relacionados