E-FolioA Definição de Objecto da Etica

836 palavras 4 páginas
Definição o objeto da Ética: (i) A Ética é um atributo intrínseco de toda a ação humana. É um elemento produtor da realidade social, deparando-se com a experiência histórico-social, uma espécie de consciência moral estando a sociedade constantemente avaliada no bom e no mal, no certo e errado, no justo ou injusto.
Numerosos autores defendem a Ética como ciência, resultante da racionalidade e objetividade, devendo proporcionar conhecimentos sistemáticos, metódicos (no limite comparáveis), embora comportando dados empíricos resultante de um comportamento moral efetivo. Daí a conclusão de que podemos falar em Ética, explicando com o contributo crítico das diversas Ciências, não podendo dizer o mesmo da Moral. A Moral não é uma ciência, mas objeto da ciência, e é neste sentido que ela é estudada e investigada.
A confusão que acontece entre as palavras Ética e Moral existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem da palavra grega “ethos” que significa costume, uso, maneira de ser. Esta palavra remonta para três sentidos, isto é, no sentido de ordem moral (entendida como a totalidade do dever moral), no sentido de ideias éticas e na conduta moral ética (tanto de um individuo, como de um grupo). A Moral é um adjetivo substantivo cuja origem vem do latim, “mores”, significa costumes. Esta confusão pode ser esclarecida em dois pontos, a Moral pressupõem determinados princípios, regras e normas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano, do comportamento humano em sociedade, já a Ética é um conjunto de valores que ajudam o homem a estar no seu meio social.
(ii) A transcrição que o texto do enunciado refere, demonstra a relação da Ética na Educação, perante a sociedade que está inserida. Neste contexto, pretende-se descrever valores morais e éticos na escola e o seu encadeamento no exercício da tarefa dos docentes e/ou professores, inserindo esses mesmos valores na sociedade.
“Educar é substancialmente formar.”- Na

Relacionados