e Folio B MQT 2014 15 CeciliaRocha com comentario

2390 palavras 10 páginas
Inquérito
“Comportamentos Saudáveis e Comportamentos de Risco”

O bom investigador deve, efetivamente, reunir duas qualidades muitas vezes incompatíveis, saber observar, ou seja, deixar a criança falar, não desviar nada, não esgotar nada e, ao mesmo tempo, saber buscar algo de preciso, ter a cada instante uma hipótese de trabalho, uma teoria, verdadeira ou falsa, para controlar. É preciso ter-se ensinado o método clínico para compreender a verdadeira dificuldade. Ou os alunos que se iniciam sugerem à criança tudo aquilo que desejam descobrir, ou não sugerem nada, pois não buscam nada, e, portanto, também não encontram nada. (PIAGET, 1926:11)

Inquérito “é um processo em que se tenta descobrir alguma coisa de forma sistemática” (BACKSTROM, 2008:59). Um inquérito, simultaneamente com outras técnicas, designadamente, observação e recolha de informação, contribuem para “testar adequadamente as hipóteses de investigação” (HILL & HILL, 2009:83).
Uma investigação assenta em análises feitas para compreender melhor os factos a estudar, que podem ser utilizados para construir explicações ou teorias mais ajustadas, e que se assemelha a uma “viagem da investigação”, pois tem como objeto contribuir para a melhoria do conhecimento da área que se elegeu investigar. Conforme o pedido foi traçada uma matriz de questionário apresentado no SPSS e aplicado o questionário a 5 respondentes. Mas, primeiramente foi necessário observar bem as questões e classifica-las quanto ao tipo (Figura 1), de forma a permitir a definição e classificação de todas as variáveis. Relativamente ao questionário que nos foi apresentado para elaboração deste trabalho, trata-se de um questionário composto por questões de resposta aberta, ou seja que permitem liberdade de expressão de inquirido, resposta fechada, em que são colocadas várias opções de resposta, já definidas ao respondente, o qual tem de escolher aquela que melhor se adequa à sua opinião, e mista que são aquelas em que numa mesma questão se

Relacionados