E-commerce

Páginas: 33 (8202 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013
8. E-Commerce
E-Commerce, ou Comércio Eletrônico, ou Comércio Virtual é uma transação comercial como o próprio nome já diz, feita através de equipamentos eletrônicos, mais comumente a partir de tecnologias relacionadas à internet. Pode-se deduzir que essa tecnologia desde que colocada em prática, é o mais novo método de compras e transações, onde empresas estão incorporando, havendo um aumentona economia, tendo como vantagens a exploração desse setor diminuindo custos para as empresas e com preços mais baixos para o consumidor final. Há empresas que iniciam seus trabalhos, ou até mesmo só trabalham pela internet. A partir disso surge novas tendências de compras on-line, vendendo todos os tipos de produtos e serviços, havendo possibilidades de sites de trocas, compras e vendas. Existemdiversas modalidades de comércio eletrônico, entre elas o B2B, B2C, C2C, G2C e G2B.
8.1. Histórico do E-Commerce
O mercado comercial teve seu inicio no meio dos anos 80, onde empresas já estudavam e conseguiram a liberação da internet para fins comercias visando a lucratividade. Empresas como a Cisco, 3com e Proteon, foram precursoras para que isso acontece-se, com a fabricação de produtos deredes e a venda direta pelos seus sites. Outro fator que ajudou bastante a possibilidade da expansão do comércio eletrônico foi o uso de recursos com disponibilidade de serviços de diretório, indexação e pesquisa em conjunto com o crescimento exponencial da internet.
Para que possamos entender melhor os conceitos de comercialização eletrônica, é necessário a compreensão das opções de vendas sem ocontato direto entre um vendedor e um comprador juntos, substituindo por contatos virtuais, eliminando intermediários na venda de um produto e adequando funcionalidades que atendam a divulgação e o consumo oferecendo qualidade, preço e garantias.
8.2. Porque Investir no E-Commerce
Os negócios de comércio eletrônico, já comprovaram seu sucesso em outros países que tiveram início com a internetmais cedo, e com sua explosão no mercado com empresas atingindo faturamentos muito consideráveis chegando a casa dos bilhões de dólares. Com serviços de vendas em sites, leilões, jogos e outros setores, o e-commerce passa a ser uma alternativa como um diferencial cada vez mais representativo se tornando um valiosíssimo canal de comercialização.
No Brasil, o inicio do comércio eletrônico começoucinco anos após o deslanchar dos Estados Unidos. A partir daí as vendas on line não pararam de evoluir, com crescimento ano a ano, em relação ao tempo de existência do e-commerce no mercado nacional.
8.3. Planejamento de um Negócio usando o E-Commerce
Tendo em vista os grandes percentuais de falências empresariais onde na maioria em pequenas e médias empresas, atingindo números de 56% nos trêsprimeiros anos e 70% nos cinco primeiros anos de vida, é fácil deduzir que as barreiras para a sobrevivência e um funcionamento adequado fazem parte de um bom planejamento antes de colocar em prática a construção de um negócio. Para que haja um ótimo planejamento por parte dos gestores e empreendedores, existe algo chamado de Plano de Negócios, onde é possível a antecipação de possíveis problemas euma gerência adequada para o crescimento e evolução do empreendimento de forma organizada. O Plano de Negócios montado a partir de um documento, que propiciará maior segurança ordenado por um modelo em uma ordem lógica, com a possibilidade de inserção de questões como parceiros, produtos e análises de venda e crescimento, tendo um total controle sobre o negócio. Para a construção de um plano denegócios, segue-se uma estrutura que pode ser seguida a risca, ou de acordo com a necessidade das implantações no negócio, com perguntas associadas a parâmetros e variáveis correspondentes ao negócio, o que de certa forma vai ou não garantir o sucesso do empreendimento, mas significa uma vantajosa direção. Abaixo uma estrutura exemplo de um plano de negócios.
Estrutura exemplo de um Plano de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • E-commerce
  • e-commerce
  • E-commerce
  • e-commerce
  • e-commerce
  • e-commerce
  • E Commerce
  • e-commerce

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!