DIFICULDADE DE APREDIZADO EM CRIANÇAS PROVOCADA POR PROBLEMAS VISUAIS

Páginas: 9 (2100 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
DIFICULDADE DE APREDIZADO EM CRIANÇAS PROVOCADA POR PROBLEMAS VISUAIS
Saádia Oliveira Carvalho Cálita de Santana*
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo colocar em evidência os problemas visuais mais comuns entre crianças em idade escolar, bem como a importância da detecção precoce para que este problema não prejudique o desempenho do aluno na escola e na própria vida. A visão humana evoluidesde que a pessoa nasce e, alcança sua maturação estável até os 12 anos de idade, a maturação se dá através dos estímulos externos como a luz, por exemplo. Nesse processo de maturação o indivíduo é introduzido na escola e, aquele que possuir alguma dificuldade visual, poderá ter o seu desenvolvimento cognitivo afetado, pois, a visão é o sentido primordial para o que haja uma assimilação mais eficazdos conteúdos aplicados pelo professor, bem como todo o seu conhecimento de mundo. Com visão limitada ou prejudicada, o indivíduo que agora é aluno, precisará ser mais atento, terá sérias dificuldades em prestar a atenção necessária para o entendimento, portanto o problema visual irá refletir diretamente no rendimento e comportamento escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Dificuldade; Aprendizado; ProblemaVisual.
ABSTRACT: resumo em inglês












Rodapé:* Saádia Oliveira Carvalho Cálita de Santana, Grafuanda no curso de Optometria na FASUP.
Trabalho solicitado como forma da avaliação parcial da disciplina Comunicação e Expressão Oral, Ministrada pela professora Gabriella Santana.
INTRODUÇÃO:
Os problemas visuais mais comuns durante a fase escolar da criança são o astigmatismo,miopia, hipermetropia e estrabismo, todos esses problemas, se não identificados a tratados a tempo podem provocar danos irrecuperáveis na questão da aquisição do conteúdo escolar, pela criança. O acompanhamento e atenção tanto na escolar como no ambiente familiar é relevante para identificar sintomas e comportamento de crianças com problemas refrativos, pois, muitas vezes essas não tem amaturidade suficiente para expressar o que sente e estes problemas podem causar carências visuais limitantes que interferem, sem dúvidas, na cognição e em atividades motoras. Segundo a dissertação de mestrado da pesquisadora Mariana Abreu Fernandes, intitulada “As implicações de problemas visuais no processo de aprendizagem escolar das crianças” têm-se dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) do quantoesses problemas afetam as crianças.
“Na verdade, cerca de 85% da aprendizagem faz-se através da visão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que 7,5 milhões de crianças em idade escolar tenham algum tipo de deficiência visual, no entanto só 25% delas apresentam sintomas, assim os outros 75% necessitam de testes específicos para identificar o problema.” (p- 3).
Ainda, segundo a tese damesma autora, revela que os problemas visuais se subdividem em problemas refrativos e problemas de visão binocular. Tendo em vista esses dados e os danos dos problemas supracitados, a participação e intervenção dos responsáveis que estão no convívio da criança portadora de algum desses problemas, professor (a) e pais, é de essencial importância, pois, em si tratando da fase escolar como um períodoindispensável na vida dos indivíduos, a escola também é um local onde o aluno é assistido diariamente por estes profissionais, todo o seu comportamento, maneira de escrever, falar e agir, bem como suas limitações são monitoradas pelos professores. Portanto a sensibilidade desse ao observar as dificuldades dos alunos em sala, deverá estar atenta para a suspeita de problemas visuais comuns nestaidade, e alertar os responsáveis.
Tendo em vista a importância da percepção do professor na detecção de problemas visuais que impossibilitem o bom rendimento de seus alunos, faz-se necessário analisar e reconhecer se estes tem conhecimento mínimo dos problemas que podem afetar seus alunos, bem como saber se existem métodos pedagógicos como testes de atenção e concentração bem elaborados no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crianca problema
  • A ludicidade no desenvolvimento e apredizado da criança na escola
  • DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: PROBLEMAS EMOCIONAI
  • Dificuldade de resolver problemas
  • Computadores e problemas visuais
  • As Dificuldades E Os Problemas Dos Imigrantes
  • Dificuldades e problemas de aprendizagem
  • dificuldades e problemas de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!