DESTINAÇÃO DO LIXO ORGÂNICO PARA A REPOSIÇÃO DE NUTRIENTES NATURAIS DO SOLO E IRRIGAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA

Páginas: 5 (1031 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
DESTINAÇÃO DO LIXO ORGÂNICO PARA A REPOSIÇÃO DE NUTRIENTES NATURAIS DO SOLO E IRRIGAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA

Este trabalho deseja mostrar que o modelo atual da forma de tratamento do lixo orgânico, principalmente em zonas rurais, pode ser melhor aproveitado em benefício próprio na agricultura de subsistência, tornando-se também mais lucrativo; usando esses meios queestão interligados, para uma única finalidade que são: o enriquecimento de nutrientes e irrigação do solo, que na maioria das plantações são usadas substâncias químicas ilegais que são prejudicais ao meio ambiente e até mesmo à saúde.
Agricultura de subsistência é praticada em pequenas propriedades distantes da cidade, geralmente para o consumo da própria família ou produção em pequena escala paraabastecimento de pequenos empreendimentos nas cidades vizinhas.
A “nutrição natural” de um solo tem prazo de validade se o mesmo for usado para a agricultura, seja de pequeno ou grande porte causando o fenômeno conhecido como “empobrecimento do solo”, um problema para quem cultiva. Com o passar dos anos o homem foi aprimorando técnicas químicas para a reposição desses nutrientes, osfertilizantes, que resolvem o problema mas causam outros com relação ao processo de fabricação dos mesmos, como a destinação das embalagens que são inutilizadas na maioria das vezes; alguns fertilizantes orgânicos mal decompostos ou de origem não controlada podem introduzir ou aumentam o número de microrganismos de solo nocivos às plantas (ex:Verticilium, Fusarium, Rizoctonia etc.) e introduzem sementes deplantas daninhas, causando um prejuízo em cadeia para o meio ambiente, segundo o Instituto Agronômico de São Paulo.
Há várias maneiras de reciclar o lixo orgânico por compostagem, mas abordaremos a forma ecologicamente viável que pode ser aplicado nas pequenas propriedades que a família resida na própria. Com certeza há uma produção diária de lixo orgânico na casa e esses restos de alimentos nãosão reaproveitados de forma correta. Primeiramente pode-se escolher um espaço distante da plantação e da casa, um lugar de preferência esteja distante do lençol freático; nesse espaço cava-se uma vala profunda e todo lixo orgânico produzido deposita-se nesse local, cobrindo com uma lona ou outro material para o não escapamento do mal cheiro, isso leva algum tempo até todo aquele lixo se deteriorar eformar uma espécie de adubo orgânico. Depois desse tempo de deterioração pode ser retirado e aplicado diretamente na terra de forma cuidadosa de inserir pouco abaixo da superfície do solo e posteriormente fazer a drenagem para a plantação, esse tipo de adubo produzido estará rico em proteínas, minerais, bactérias e fungos de extrema importância para o solo. Tudo de orgânico que é descartado noespaço destinado ao lixo orgânico atrai bactérias proliferadoras de fungos importantes para o solo, pois são eles que dão o odor de mofo característico da terra, a fertilidade, reciclam o carbono e até mesmo produzem oxigênio. Vejamos alguns exemplos: Espécie de Bacillus, Clostridium, Arthrobacter, Pseudomonas, Rhizobium, Azotobacter e Nitrobacter. Bactérias actinomicetes, incluindo espéciesde Nocardia, Streptomyces e Micromonospora- em milhões por grama- estão presentes nos solos quentes e secos.

“O solo é constituído por um grande número de seres vivos microscópicos. Uma colher de chá do solo fértil de um jardim pode conter bilhões de microrganismos. Duas palavras caracterizam a flora microbiana do solo: abundância e diversidade. Os microrganismos são responsáveis por essastransformações, convertendo plantas mortas e matéria animal em substâncias inorgânicas simples que nutrem as plantas. As plantas então servem de alimento para os animais e plantas, os microrganismos desempenham um papel importante na manutenção da vida na terra.” (MACHADO, Alberto – Artigo “A Importância da Bactéria no Solo”)

Após a fertilização do solo, realizada a plantação se torna necessário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destinação do Lixo
  • Nutrientes no solo
  • Lixo orgânico
  • Lixo organico
  • lixo orgânico
  • lixo organico
  • Lixo orgânico
  • Lixo orgânico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!