Demosntraç~eos contabeis

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
As Analises das Demonstrações Contábeis tem que serem elaboradas e escritas em linguagem corrente, ou seja, descomplicada como se fossem elaboradas para leigos, mesmo que não sejam sua linguagem deve ser compreensível por qualquer interessado ou Diretor da empresa, podendo ter ajuda de gráficos como auxiliares simplificando o entendimento, pois a analises vem acompanhadas de termos técnicos enotas explicativas, sendo assim um bom relatório de analise tem que vir acompanhado de informações com uma boa extensão e qualidade para atingir a excelência.

Analise através de Índices

Baseado em um raciocínio científico as analises de balanços tem como um dos instrumentos básicos os índices, que são relacionados com as contas ou grupo de contas das Demonstrações Contábeis fornecendo visãoampla da situação financeira ou econômica da empresa permitindo construir um quadro de avaliação da empresa.

Os Índices constituem a técnica de analise mais empregada. Muitas vezes, na pratica, ou mesmo em alguns livros, confunde-se Analise de Balanços com extração de índices. A característica fundamental dos índices é fornecer visão ampla da situação econômica ou financeira da empresa (MATARAZZO,2003, p. 147).

Os índices são comparados com um padrão próprio, desenvolvido e aprimorado, ou seja, quem ira elaborar as analise que vai escolher a sua técnica de trabalho. Não são necessários fazer cálculos de grande numero de índices para desenvolver uma boa analise, pode se ter sim, um conjunto deles para o desenvolvimento do relatório conseguindo na utilização deles, multiplicar asinformações, pois é de acordo com a profundidade da analise, da necessidade desejada pelo usuário, lembrando que o usuário é variável, que iremos saber por onde prosseguir.

Segue abaixo dos principais índices financeiros mais utilizados, lembrando que a Situação Financeira (Estrutura, Liquidez) e a Situação Econômica (Rentabilidade), são analisadas separadamente e somente depois são unificadas.Principais índices econômicos e financeiros



Grupos


Índices


Fórmula


O que identifica

Liquidez


Liquidez Absoluta ou Imediata


Disponível

Passivo Circulante


Porcentagem das dívidas a curto prazo que podem ser saldadas através dos recursos de caixa imediatamente disponíveis.

Liquidez Seca


Ativo Circulante (-)

Estoques (-) despesasAntecipadas___

Passivo Circulante


Porcentagem das dívidas a curto prazo que podem ser pagas através de ativos circulantes de maior liquidez.

Liquidez Corrente


Ativo Circulante

Passivo Circulante


Quanto a empresa possui em termos de disponibilidade imediata e direitos a curto prazo para cada real de dívida circulante (curto prazo). Se este índice for superior a 1indica a existência de capital de giro líquido (capital circulante líquido) positivo, igual a 1 a inexistência de capital de giro líquido, inferior a 1 indica que a empresa está operando com capital de giro líquido negativo.

Liquidez Geral


Ativo Circulante +

Realizável a Longo Prazo

Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo


Quanto a empresa possui em termos de ativosmonetários e estoques em relação ao total de sua dívida (curto e longo prazos).

Operacional


Prazo médio de Estocagem


Estoques x 360

Custos dos

Produtos

Vendidos


Número médio de dias em que a empresa efetua a renovação de todo o seu estoque.

Prazo médio de Pagamento de Fornecedores


Fornecedores x 360 Compras Anuais

a Prazo


prazo médiode dias em que a empresa paga suas compras de estoques.

Prazo médio de cobrança


Duplicatas

a Receber X 360

Vendas Anuais

a prazo


prazo médio de dias despendido para que a empresa receba sua vendas a prazo.

Estrutura


Participação do Exigível Total



Exigível Total

Patrimônio Líquido


Grau de endividamento total da empresa, isto é,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oi eo eo eo
  • Telecomunicaç~eos
  • EO´s
  • oraganizaç~eos
  • ANATOMIA EO
  • EO UN3
  • EO Aisha
  • O monge eo executivo , resposta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!