D BoraOliveira

543 palavras 3 páginas
DÉBORA BARBOSA DOS SANTOS OLIVEIRA

AMOSTRAGEM

Econometria I
ABRIL/2015
Amostragem
Seu conceito em geral é: Obtém amostras de uma parte da população.
População: conjunto de elementos que apresentam em comum, determinada característica, tipos: Finita (número finito de elemento: alunos que estuda veterinária) e Infinita (número infinito de elemento: pontos de uma reta).
Amostra (subconjunto da população).
Um exemplo de população seria um canil, e um subconjunto de população seria uma cadela com seus filhotes.

Amostra x Censo Há uma diferença entre os dois, se por um lado a amostra é mais vantajosa, pois tem um menor custo, mais velocidade na obtenção das informações, possui um estudo mais detalhado e mais preciso pelo fato de ser menor o número de sujeitos avaliados, por outro lado o Censo é mais difícil, não sendo possível avaliar uma população toda, porque para isso necessita tempo, dinheiro e logística.

Os principais tipos de amostragem são:

1. Amostras não probabilísticas: Neste tipo de amostra o critério de escolha é definido pelo investigador, esta amostra apesar de ter este tipo de facilidade não permite fazer a inferência populacional, porque estas amostras não são representativas da população, apesar de elas não permitirem a comprovação das hipóteses, elas são importantes para gerarem as hipóteses. Então um grande número de estudos utiliza esta linha.
1.1 Amostra por conveniência: Seleção de unidades amostrais mais facilmente acessíveis.
1.2 Amostra por julgamento: quando o pesquisador seleciona os elementos mais representativos da amostra de acordo com seu julgamento pessoal. Essa amostragem é ideal quando o tamanho da população é pequeno e suas características, bem conhecidas.
1.3 Amostra por quotas: consiste em uma amostragem por julgamento que ocorre em suas etapas. Em um primeiro momento, são criadas categorias de controle dos elementos da população e, a seguir, selecionam-se os elementos da amostra com base em um

Relacionados