Crianã§a em desenvolvimento

Páginas: 5 (1155 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
UNORP – UNIVERSIDADE DO NORTE PAULISTA
2º ano Psicologia Diurno – Psicologia do Desenvolvimento
RESUMO DO LIVRO “A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO”

O desenvolvimento cerebral
Durante o início de nossa vida podemos observar que o crescimento do organismo humano ocorre em um ritmo vertiginoso principalmente durante os primeiros anos da infância. No entanto, este crescimento não é apenasquantitativo, mas sim qualitativo como veremos adiante.
O cérebro apresenta um padrão de crescimento “em surtos” – que mesmo envolvendo todos os processos de desenvolvimento se dão muitas vezes de maneira localizada –, acompanhados de períodos de relativa estabilidade.
Até os 5 meses os surtos de mostram constantes, com intervalos de tempo muito pequenos entre eles. Posteriormenteos surtos apresentarão um intervalo cada vez maior. Desta forma, o crescimento a partir de 2 anos prossegue lentamente até os 4 anos, que é quando se dá outro surto importante, responsável por um grande aumento no nível de fluência na fala e entendimento da linguagem.
Na adolescência ocorrem dois surtos importantes:
* dos 13 aos 15 anos: relacionado à percepção espacial e motora;ao aparecimento de uma nova rede neural que possibilita o pensamento abstrato e a reflexão sobre seus processos cognitivos e à mudanças profundas no córtex pré-frontal, responsável pelo processamento executivo e, portanto, ao controle e organização consciente de nossos processos de pensamento.
* o segundo dos 17 aos 20: relacionado ao desenvolvimento dos lobos frontais do córtex,responsável pela lógica e planejamento.

Todas as nossas células cerebrais (neurônios e gélulas gliais) já encontram-se presentes no momento do nascimento. No entanto, estas precisam desenvolverem-se. O crescimento de seus dendritos e axônios se dá junto a desenvolvimento das sinapses.

Processos de desenvolvimento

Sinaptogênese
A sinaptogênese, ou o processo de criar conexões/sinapsesentre os neurônios. Ela ocorre em maior ou menor grau durante toda nossa vida e, na medida em que aprendemos novas habilidades. No entanto, ocorre a uma taxa rápida do cortex durante os dois primeiros anos de vida, o que resulta numa triplicação do peso cerebral total. Este surto é seguindo de um período de poda, que é a eliminação das conexões desnecessárias para uma operação maiseficiente do sistema. Este processo implica na eliminação de caminhos redundantes e retenção seletiva dos caminhos mais eficientes.
Através deste mecanismo, tudo o que não é usado em nosso cérebro é perdido. Desta forma, o bebê necessita de estimulação visual e auditiva padronizada, particularmente linguagem, pois uma criança que cresce em um ambiente rico de intelectualmentedesafiador reterá uma rede de sinapses mais complexas do que outra que cresça com menos estímulos. Um ambiente rixo também auxilia o cérebro jovem a superar danos causados por teratógenos.
A capacidade cerebral de responder à experiência, os seja, sua plasticidade está no auge nos primeiros anos de vida. Se, por um lado esta plasticidade o deixa mais vulnerável à privação, o torna muito maiscapaz de regenerar-se de possíveis consquências desta.

Mielinização
O processo de mielinização leva à melhora das funções cerebrais e consiste na criação de bainhas, ou coberturas em torno de axônios individuais, que os isolam eletricamente e, portanto, melhoram a conditividade dos nervos.
A mielinização é mais rápida durante os dois primeiros anos e continua em ritmo maislento até a adolescência. Exemplos:
* Hipocampo: transferência de informação para a memória de longo prazo, melhoras na função de memória, cognição espacial e capacidade de se movimentar. Mielinizado na infância.
* Formação reticular: parte responsável por manter sua atenção naquilo que você está fazendo e ajudá-lo a separar a informação importante da insignificante. Sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • trabalho estatuto da criana a e do adolescente
  • Violà ncia contra crianà a e adolescentes
  • Desenvolvimento
  • Desenvolvimento
  • desenvolvimento
  • Desenvolvimento
  • Desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!