Controle de Qualidade – Unidade de Alimentação e Nutrição/UAN

Páginas: 3 (713 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014
Controle de Qualidade – Unidade de Alimentação e Nutrição/UAN
Segundo Vialta, Moreno & Valle (2002), a qualidade é um sistema de melhoria contínua que precisa de mecanismos de controle efetivos quea garanta.
A qualidade higiênico-sanitária como fator de segurança alimentar tem sido amplamente estudado e discutido, uma vez que as doenças veiculadas por alimentos são um dos principais fatoresque contribuem para os índices de morbidade nos países da América Latina e do Caribe.
Para conferir a qualidade higiênico-sanitária do alimento se faz necessário adotar medidas de controle a fim deprevenir, reduzir a um nível aceitável ou eliminar um agente físico, químico ou biológico.
Higienização ou sanitização, segundo Silva Júnior (2007), é qualquer método que minimize ou elimine os perigosmicrobiológicos a condições suportáveis, reduzindo os riscos de difusão de doenças por agentes patogênicos.
Segundo Hobbs e Gilber (1986, apud SILVA JÚNIOR, 2007), os alimentos podem contaminar-semediante contato com utensílios, superfícies e equipamentos insuficientemente limpos.
É sempre necessária a limpeza adequada dos equipamentos e utensílios utilizadosparaprocessar, transportar, preparar, conservar e servir alimentos. Durante o preparo, tudo entra em contato com o alimento, desde as mãos do homem até os utensílios e equipamentos utilizados.
Após o término do trabalhodeve-se higienizar a área de preparação do alimento e quantas vezes forem necessárias, tomando cuidados para não contaminar os alimentos através dos saneantes utilizados, e evitar o uso de substâncias odorizantes nasáreas de preparação e armazenamento dos alimentos.
De acordo com Silva Júnior (2007), para desinfecção ambiental (pisos e paredes), o melhor poder bactericida é obtido com o hipoclorito de sódio nadiluição de 200 ppm. Para desinfecção de equipamentos e utensílios, o melhor poder bactericida e fungicida também é obtido pelo hipoclorito de sódio na diluição de 100 a 200 ppm.
É necessário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • controle de qualidade em unidades de alimentação e nutrição
  • Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN)
  • Equipamentos em unidade de alimentação e nutrição
  • Otimização do espaço físico da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) priorizando o controle de qualidade no recebimento de...
  • Relatório de estagio em unidade de alimentação e nutrição (UAN)
  • CONTROLE DA CADEIA DE TEMPERATURA EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
  • CONTROLE DE QUALIDADE EM UAN
  • Unidade de Alimentação em Nutrição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!