CONCEPÇÕES SOBRE A INFÂNCIA: DO ABANDONADO E “DELINQÜENTE” AO SUJEITO DE DIREITOS.

1527 palavras 7 páginas
CONCEPÇÕES SOBRE A INFÂNCIA: DO ABANDONADO E “DELINQÜENTE” AO SUJEITO DE DIREITOS.
Para podermos entender o lugar social que a criança e o adolescente ocupam hoje em nossa sociedade é preciso que analisemos cada época revelando, assim, suas transformações nesse âmbito.
O primeiro momento que devemos nos reportar é o período escravocrata. Quando lembramos deste período, logo nos vem em mente a imagem de pessoas negras sendo escravizadas e humilhadas em nome do lucro de seus senhores.
Contudo, o nosso objetivo aqui é trazer a tona, a questão de como as crianças e adolescentes eram vistos nesse período. Antes de iniciar o nosso discurso é necessário termos em mente que havia (e ainda há) dois tipos de crianças: as que eram “bem cuidadas” e foram criadas em um lar visto como “saudável” juntamente com seus pais e irmãos onde recebiam uma boa educação, disciplina e princípios e aqueles vistos como “bastardos” frutos de relacionamentos ilegítimos onde eram, literalmente, abandonados por seus responsáveis. Esse abandono se dava principalmente pelo fruto das relações entre os senhores e suas escravas (LEITE, 2001).
Com isso fazemos uma pergunta: qual era o destino dessas crianças? Elas eram encaminhadas para a chamada Casa dos Expostos na qual “(...) servia de asilo de crianças abandonadas ou órfãs” (LEITE, 2001:11). Podemos dizer que a criação dessas casas tinham um intuito caritativo.
Sobre isso Rizzini (2008: 91-92) nos diz que:
O sustentáculo deste tipo de ação era a noção de caridade cristã. Entendia-se como condição primordial para a salvação da alma uma atitude caritativa – de piedade e compaixão – para com os pobres. (...) A idéia de caridade era intimamente associada ao amor a Deus, ou seja, ato pelo qual fazemos bem ao próximo pelo amor de Deus.

Porém, somente o dito “amor”, não estava dando conta de criar as crianças que, a todo momento, chegavam as Casas dos Expostos. O aumento alarmante de crianças depositadas neste estabelecimento acompanhado de

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas
  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas
  • trabalho sumario
    232526 palavras | 931 páginas
  • A Hist Ria Perdida E Recuperada De Jesus De Nazar Juan Luis Segundo
    255641 palavras | 1023 páginas