C.ácida

315 palavras 2 páginas
O que são chuvas ácidas?

A água da chuva, na ausência de poluição, tem um pH ligeiramente ácido (próximo de 5,6), devido à acidificação provocada pelo dióxido de carbono existente no ar. No entanto, as chamadas chuvas ácidas têm um pH muito inferior a esse valor.
O termo chuva ácida é usado para descrever os vários tipos de acidez atmosférica. Essa acidez tem duas forma: a forma húmida e a forma seca. A forma húmida refere-se à chuva, nevoeiro e neve que caem sobre a terra. A forma seca refere-se a partículas e gases.
Cerca de metade da acidez atmosférica deposita-se na superfície terrestre sob a forma de depósitos sólidos ou de gases, os quais aderem à superfície de edifícios, carros, árvores, etc. Estas superfícies são “lavadas” pelas chuvas, que assim se tornam ainda mais ácidas.

O objetivo deste experimento é observar às reações químicas que dão origem a chuva ácida na atmosfera.
3. MATERIAIS E REAGENTES
Béquer
Conta-gotas
Vidro de relógio
Espátula
2 fios de cobre
Fósforo
Flor vermelha (hibisco ou azálea)
Enxofre em pó
Água destilada
Tiras de papel de tornassol azul

Quais são os impactos das chuvas ácidas no patrimonio e na natureza?

. A chuva ácida liberta metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem contaminar os rios e serem impensadamente utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde;
. A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, estragando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, entre outras;
. A acção dos ácidos e das chuvas ácidas sobre as esculturas em calcário e em mármores pode ser traduzida por uma reacção de ácido-base, em que um dos produtos é o dióxido de carbono (CO2):
2H (aq) + CaCO3 (s) → Ca² (aq) + CO2 (g) + H2O (l)

Relacionados