C.A.T.A

Páginas: 13 (3025 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA



ATIVDADES PROPOSTAS

1. Quais as primeiras estratégias adotadas para o apoio de pessoas com deficiência?
2. Faça um breve texto resumindo sue entendimento acerca das definições sobre a tecnologia Assistiva?
3. Como a evolução tecnológica pode contribuir para o auxilio de pessoas com deficiência?
4. Quala função da ADA como estratégia para o apoio de pessoas com deficiência?
5. O que é CAT e quais seus principais objetivos?
6. Qual a definição de ajudas técnicas de acordo com SNRIPD?
7. Diferencie recurso de serviços.

RESPOSTAS

1. O homem da pré-história já buscava recursos para compensar suas limitações, ao quebrar a perna, utilizava um galho de arvore para ajudar no seu deslocamento.A bengala técnica servia como ajuda para sua locomoção.
2. Tecnologia Assistiva é um termo novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência promovendo a vida independente e inclusão. A mesma deve ser entendida como um auxilio que promoverá a ampliação de uma habilidadefuncional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada. O termo tecnologia não indica somente objetos físicos, mas ante4s se refere genericamente a produtos, contextos organizacionais ou modos de agir. Mas pode-se entender Tecnologia Assistiva como uma área do conhecimento, de características interdisciplinares, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, praticas e serviçosque objetivam promover a funcionalidade, relacionada a atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, qualidade de vida e inclusão social. Portanto Tecnologia Assistiva é utilizada para indicar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais e com isto promover vidaindependente.
3. Pode contribuir criando recursos para que a pessoa com deficiência consiga ter uma qualidade de vida melhor.
4. A Função da ADA é criar equipamentos, serviços, estratégias e praticas concebidas e aplicadas para diminuir os problemas funcionais encontradas pelos indivíduos com deficiência.
5. O CAT .significa Comitê de Ajudas Técnicas que reúne um grupo de especialistasbrasileiros e representes de órgão governamentais em um agenda de trabalhos.O CAT tem como objetivos principais : apresentar propostas de políticas governamentais e parceria entre a sociedade civil e órgãos públicos referentes a área ele tecnologia asistiva; estruturar as diretrizes da área do conhecimento; realizar levantamento dos recursos humanos que atualmente trabalham com o tema;detectar os centros regionais de referência, objetivando a formação de rede nacional integrada; estimular nas esferas federal, estadual e municipal, a criação de centros de referencia, propor a criação de cursos na área de tecnologia assistiva, bem como o desenvolvimento de outras com o tema tecnologia assistiva.
6. Entende-se por Ajudas Técnicas qualquerproduto, instrumento, estratégia, serviços e prática utilizada por pessoas com deficiências e pessoas idosas, especialmente, produzido ou geralmente disponível para prevenir, compensar, aliviar ou neutralizar uma deficiência, incapacidade ou desvantagem e melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos.
7. Os recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistemafabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.
Os serviços são definidos como aqueles que auxiliem diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.

ATIVIDADES PROPOSTAS

1. Trace um diferencial entre o conceito da TA europeia e o conceito apresentado no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!