C Rebro Dienc Falo

819 palavras 4 páginas
Cérebro Diencéfalo

• Tálamo
O tálamo é uma região de substância cinzenta (núcleos de neurônios) do encéfalo. São duas massas neuronais situadas na profundidade dos hemisférios cerebrais. O tálamo tem como função a motricidade (movimento), comportamento emocional, ativação cortical e a sensibilidade.

• Epitálamo
O Epitálamo se localiza na parte superior e posterior do diencéfalo e contém formações endócrinas e não endócrinas. A formação endócrina mais importante é a glândula pineal, a formação não endócrina é onde são encontrados os núcleos habenulares e o corpo pineal. Órgão de natureza endócrina é responsável pela secreção da melatonina, possui um controle inibitório sobre as gônadas e a regulação de vias motoras e a regulação emociona.

• Hipotálamo
O hipotálamo, também constituído por substância cinzenta, é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, sendo um dos principais responsáveis pela homeostase corporal. Ele faz ligação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas.
É responsável pela Regulação das seguintes funções: temperatura corporal, compartimento emocional, sono e vigília, diurese, ingestão de água, sistema endócrino, geração e regulação de ritmos circadianos.

• Hipófise
A hipófise ou pituitária é uma glândula endócrina pouco maior que um grão de ervilha, localizada sob o encéfalo.
Produz e libera diversos hormônios. O lobo posterior da hipófise libera dois hormônios principais: a ocitocina, responsável por acelerar as contrações uterinas que levam ao parto e por promover o aleitamento, o hormônio antidiurético, que atua sobre os rins, aumentando a retenção de água pelo corpo. O lobo anterior da hipófise produz o hormônio de crescimento, cujo efeito é promover o crescimento corporal, a prolactina, ligada à estimulação de produção de leite pelas mulheres durante a fase pós-parto; e os hormônios tróficos, cujo efeito é estimular e controlar o funcionamento de

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas