C Pia Movimento Circular Uniforme1

359 palavras 2 páginas
Movimento Circular Uniforme
Foi realizado nos dia 16/08/2014, a experiência para comprovar a teoria do movimento circular uniforme.
Na aula teórica, aprendemos que o Movimento Circular Uniforme (MCU) ou também conhecido como Movimento Circunferencial Uniforme acontece quando uma partícula está em movimento circular uniforme num dado referencial quando se movimenta sobre uma circunferência com velocidade linear de módulo constante.
Para a realização da experiência, utilizamos um aparelho rotativo canquerine (com fonte de alimentação), demostrado na imagem a seguir (figura 1):

Figura 1

Iniciamos a experiência marcando dois pontos na circunferência (A e B) para obtermos dois raios diferentes sendo eles: e . Em seguida ligamos o aparelho a uma velocidade constante, cronometrando o tempo que ele leva para completar vinte voltas, repetimos este procedimento três vezes, obtemos a média , em seguida calculamos o período (T), o tempo levado pelo disco para percorrer uma vez a sua tragetória para isso dividimos o tempo médio pelo número de voltas: , a frequência ) é a quantidade de voltas dividida pelo período: , o ângulo descrito pela linha que une a borda do disco ao centro da trajetória é a velocidade angular: , para obtermos a velocidade tangencial cuja fórmula é: , calculamos separadamente os dois raios, A e B, por terem tamanhos diferentes e , a velocidade radial também obtivemos resultados de A e B já que temos dois raios diferentes, partindo da seguinte fórmula: achamos a aceleração radial de dos dois raios: e .

Transmissão por polias e correias
No dia 23/08/2014, realizamos outra experiência envolvendo o Movimento Circular Uniforme e o aparelho rotativo canquerine, a transmissão por polias e correias.
Localizamos na parte traseira do aparelho duas polias, uma grande (fixa no disco) e uma pequena. Com isso, tínhamos o objetivo de identificar quantas voltas a polia pequena precisava fazer para a grande completar uma.
Deduzimos a

Relacionados