C Pia De VT1 Gest O De Empresa Familiar

1087 palavras 5 páginas
HISTÓRIA DO PAÍS

FIAT é uma fabrica Italiana Automobilística de Turim.
Fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de julho de 1899. Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa com apoio do governo começou a investir em diversas áreas, como o mercado de jato, tratores, trens e construção. Gianni Agnelli, neto de Giovanni Agnelli, chefiou a FIAT de 1966 até sua morte em janeiro de 2003, quando foi sucedido por seu irmão Umberto Agnelli. Depois da morte de Umberto, em 2004, Luca Cordeiro di Montezemolo foi nomeado presidente da empresa, porém o herdeiro de Agnelli, John Elkann, tornou-se vice-presidente, com 28 anos. Outros membros da família Agnelli continuam na direção.
Enquanto as atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis e de veículos industriais e agrícolas. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos. Ao longo do tempo, diversificou suas atividades, e hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros. O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países, com 1063 unidades que empregam 223.000 pessoas, 111 mil das quais fora da Itália.
No Brasil, a Fiat é a líder de vendas de veículos. Mesmo assim, a empresa continua oferecendo para os consumidores brasileiros carros com tecnologia antiga: eles gastam mais combustíveis e emitem mais gases de efeito estufa se comparados com veículos similares produzidos em outros mercados, como o europeu.
Em abril de 2014, o Greenpeace lançou uma campanha pedindo à Fiat e às outras montadoras líderes em vendas que produzam carros no Brasil com a mesma eficiência energética dos veículos feitos na Europa, além de investirem em carros elétricos.

IMIGRAÇÃO

A FIAT está presente em diversos países, mais no Brasil está desde 1973. Foi uma das pioneiras na construção de fábricas no Leste Europeu,

Relacionados