C pia de Modelo do trabalho digitado para o Sarau Literario1426209482 3

5687 palavras 23 páginas
Rede Educacional Oiwtech
EJA­ Educação de Jovens e Adultos
Aluno:Paulo Henrique Santana Maciel

Geografia

1

INTRODUÇÃO Esse trabalho está divido em módulos dos quais visa resumidamente abordar assuntos que interferem no cotidiano do indivíduo, afim de relatar sobre as paisagens naturais brasileiras envolvendo clima e vegetação, além de abordar também fatos como a evolução da economia mundial e o papel geopolítico do Brasil percorrendo por meio estudos e apontamentos que sintetizem e amplie o conhecimento e a visão geral de mundo. MÓDULO 1 :PAISAGENS NATURAIS DO BRASIL­ CLIMA E VEGETAÇÃO
­

OS CLIMAS

Fatores como latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, pressão atmosférica e influência das correntes marítimas também ajudam a definir os dez tipos principais de climas do mundo. Veja a seguir as peculiaridades de cada um:

Polares
: é o clima com as menores temperaturas do planeta: no inverno, ela

permanece em torno de ­30ºC e, no verão, a média é de 4ºC. está presente no extremo norte do Canadá, da Rússia e do Alasca, em parte da península Escandinava e na
Antártica. A umidade relativa do ar é alta entre 70% e 80%, mas a precipitação, bastante reduzida: cerca de 100 milímetros de neve acumulados ao ano.

Temperados:
Apresentam as quatro estações bem definidas. Há diferenças entre

os locais próximos e os que estão longe do mar. E se dividem, basicamente, em: ­
Temperado Mediterrâneo
: É o clima predominante no sul da Europa, golfo do
México e sudeste da China, entre outras regiões. Os verões são quentes e secos – a temperatura chega a 30ºC – e os invernos, moderados e com um pouco de chuva. As mínimas de temperatura podem atingir 0ºC.
­ T emperado Continental
: Também de latitudes

Relacionados