C mpus Cabral da UFPR ter pr dio sustent vel

2188 palavras 9 páginas
Câmpus Cabral da UFPR terá prédio sustentável
O projeto que guiará as obras deve ficar pronto em nove meses e, em seguida, será aberto o processo de licitação para a construção

Alunos dos cursos de Comunicação Social, Design e Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ganharão um prédio sustentável para abrigar suas turmas. Depois de um concurso nacional que recebeu 111 inscrições, o projeto vencedor foi anunciado no mês de julho, quando a comunidade acadêmica conheceu as futuras características do espaço.

O Câmpus Cabral – mais conhecido como Câmpus Juvevê, por ficar na divisa dos dois bairros –, receberá, além dos cursos, as novas sedes para a TV e Rádio Universitárias, a reserva técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia e uma livraria para a Editora da UFPR. O projeto é assinado pelo arquiteto Arthur de Mattos Casas, de São Paulo. “A nova estrutura traz a paisagem para dentro do edifício, gerando percursos diversos e uma grande riqueza espacial”, diz Casas.
Segundo a UFPR, o projeto ganhador organiza bem os departamentos, é luminoso e possibilita a interação entre os alunos. Outro ponto que influenciou a escolha foi a possibilidade de integração do câmpus com a Praça Brigadeiro Mário Calmon Eppinghauss, situada nas proximidades.
Apesar da premiação o projeto ainda pode sofrer a alterações, conforme previa o edital. O projeto executivo que guiará as obras deve ficar pronto em nove meses e, em seguida, será aberto o processo de licitação para a construção.

Linha do Tempo

Prédio Histórico em obras - Foto: Arquivo Histórico da ACS
1892 – Primeira tentativa
Uma tentativa precursora de estabelecer uma universidade no Paraná já ocorrera em 1892, liderada pelo advogado, historiador e jornalista Francisco da Rocha Pombo. Nascido em Morretes em 1857 e falecido no Rio de Janeiro em 1933, esse notável intelectual paranaense foi membro da Academia Brasileira de Letras. Apesar de ter obtido a concessão do Governo do Paraná (Lei nº 63 de 10/12/1892), quando

Relacionados