C mara Camar o projeto revisado 17

3060 palavras 13 páginas
Desenvolvimento de
Câmara fria para congelamento e estocagem de camarão.

Projeto apresentado à disciplina de Refrigeração do 7° semestre do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Metodista de Piracicaba, sob a orientação do professor Valter Luis zuliani Stroppa.

Alexandro da Silva RA: 10.1801-9
Carlos Borges de Carvalho RA: 10.5185-3
Jairo Dorta RA: 10.5184-6

Santa Bárbara d´Oeste
Junho 2015

1. Objetivo
Projetar duas câmaras frigoríficas piloto sendo uma com capacidade de 200Kg de camarão limpo e sem casca resfriado e na câmara de armazenamento150 kg de camarão congelado.
2. Introdução
O objetivo da conservação de alimentos é o de torná-los disponíveis durante todo o ano e em qualquer localidade, com um mínimo de modificações nas suas qualidades nutricionais e organolépticas, podendo algumas vezes melhorá-las. Pra atingir-se o objetivo proposto, as mudanças químicas, enzimáticas e microbianas que promoverão alterações nos alimentos devem ser evitadas ou, pelo menos, retardadas.
Os pescados são alimentos altamente perecíveis, exigindo, portanto, manipulação, armazenamento, conservação, transporte e comercialização com cuidados especiais e corretos processos tecnológicos.
A qualidade do produto depende, sobretudo, da matéria–prima que chega à indústria e de condições que se mantém antes de se proceder ao processamento. A qualidade da matéria-prima, independente dos danos físicos que pode causar uma manipulação descuidada, depende das características naturais da carne do pescado, que podem variar segundo a estação do ano, as condições de desova, a idade e o local de captura, que influem no teor de gordura (ou de água) do músculo, no grau de saturação dos ácidos graxos presentes no peixe gordo e no sabor final da carne.
Vários métodos de conservação podem ser utilizados nos pescados, como: o frio, o calor, o controle de umidade, a fermentação etc. Ao

Relacionados