C Lera

Páginas: 2 (442 palavras) Publicado: 2 de julho de 2015
Cólera

Cólera é uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae),uma bactéria em forma de vírgula ou vibrião que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potentetoxina que provoca diarréia intensa. Ela afeta apenas os seres humanos e a sua transmissão é diretamente dos dejetos fecais de doentes por ingestão oral, principalmente em água contaminada.
A cólera étransmitida geralmente através da água, alimentos e talheres contaminados com o Vibrio cholerae. A contaminação de rios ocorre pelo tratamento inadequado de água e esgoto (com fezes e vômito de pessoascontaminadas). A variedade El Tor, mais resistente a vida aquática, é mais virulenta. A doença causa diarréia aquosa e vômitos aumentando a chance de transmissão.
A contaminação pessoa a pessoa épossível, mas menos comum. Lavar bem as mãos, não beijar pessoa contaminada, tomar banho e não colocar a mão na boca ajudam a prevenir a transmissão.
Se recuperar de um infecção produz anticorpos queprevinem a reinfecção por cerca de 6 meses.
A incubação é de cerca de 2h a cinco dias. Após esse período a maioria das pessoas tem uma diarreia suave e nada mais, mas pode haver umadiarréia aquosa e serosa,como água de arroz. As perdas de água podem atingir os 20 litros por dia, com desidratação intensa e risco de morte, particularmente em crianças. Como são perdidos na diarréia sais assim como água,beber água doce ajuda mas não é tão eficaz como beber água com um pouco de sal. Todos os sintomas resultam da perda de água e eletrólitos:
Diarréia volumosa e aquosa,tipo água de arroz, sempre semsangue ou muco (se contiver estes elementos trata-se de disenteria).
Dores abdominais tipo cólica.
Náuseas e vômitos.
Hipotensão com risco de choque hipovolêmico (perda de volume sanguíneo) fatal, é aprincipal causa de morte na cólera.
Taquicardia: aceleração do coração para responder às necessidades dos tecidos, com menos volume sanguíneo.
Anúria: micção inferior a 100ml/dia, devido à perda de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia C Lera
  • Trabalho De Microbiologia C Lera FINAL
  • lera
  • ç~ç;ç;ç;
  • .ç;ç~ççççç~ç
  • ç´l´ç´ç
  • C
  • C

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!