C digos NFC RFID e QrCode

5171 palavras 21 páginas
O que é NFC?
A NFC - Near Field Communication - é uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios (wireless), sendo necessária apenas uma aproximação física. A novidade teve origem no padrão RFID
(Radio Frequency Identification), mas se distanciou deste ao limitar o campo de atuação de freqüências para uma distância de até 10 centímetros, objetivando tornarse mais segura.

O NFC troca dados de dispositivos móveis através de uma aproximação física de até 10 centímetros
A tecnologia é um padrão definido pelo NFC Fórum, um consórcio global criado em
2004 e composto de companhias de hardware, software, cartões de crédito e bancos.
Entre os principais membros do Forum estão: Qualcomm, LG, Nokia, Huawei,
HTC, Motorola, NEC, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, AT&T, Sprint, Google,
Microsoft, PayPal, Visa, Mastercard, American Express e Intel.
No que o NFC pode ser utilizado?
A tecnologia NFC pode ser utilizada em uma infinidade de aplicações, inclusive naquelas mais críticas, que envolvem dados sigilosos do usuário. Um exemplo vem do serviço Google Wallet, que trabalha com a possibilidade de o usuário utilizar um smartphone com sistema operacional Android para pagar suas contas (mobile payment) em vez do tradicional cartão de crédito ou mesmo do "dinheiro vivo".
O usuário aproxima seu smartphone de um receptor, que pode estar no caixa de um mercado, por exemplo (é claro que ambos os dispositivos precisam contar com um chip NFC). Assim que a comunicação estiver estabelecida (demora apenas alguns segundos), o aparelho recebe as informações referentes ao processo, como o valor total da compra. Em seguida, basta ao usuário informar em seu celular um código pessoal para então efetuar o pagamento.
O Japão é um país que explora há tempos a tecnologia NFC. Por lá é possível, por exemplo, pagar uma passagem do Metrô de Tóquio aproximando o celular de um receptor na catraca ou mesmo comprar itens em máquinas de vendas

Relacionados