Bioética: Visando o Profissional da Saúde em Relação ao Paciente

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
Bioética: Visando o Profissional da Saúde em Relação ao Paciente

Pammela Cristhyne Tôrres Müller
Michelly Ingred Silva Pinheiro
Janaina Oliveira Silva


Resumo: O Objetivo do estudo é conhecer e refletir sobre o que está sendo publicado na literatura cientifica em suas nuances, bioéticas, bem como o modo como o s profissionais de saúde estão enfrentando e discutindo tais aspectos. Faz-seindispensável ao profissional de saúde superar as dificuldades inerentes a uma relação Médico/Paciente visa estabelecer um compromisso com a vida, entendida como o bem maior digna de respeito.
Nessa trajetória percebe-se que cuidar exige essencialmente, compartilhar com o paciente experiências e vivências que culminem na ampliação do foco de atenção, cuidado. A dificuldade na comunicaçãomédico-paciente, o temor dos sentimentos, neutralidade, onipotência e idealização, são fatores que assombram e prejudicam a assistência humana.


Palavras-Chave: Profissionais de Saúde; Bioética; Assistência a Saúde.

Introdução

A bioética é um dos campos mais emergentes e dinâmicos da reflexão filosófica atual. Apesar de pouco mais de três décadas de existência, rapidez de sua expansão e de seuamadurecimento fez com que assumisse uma influência direta, progressiva e irreversível na medicina e no direito. A sociedade globalizada e pluralista, o grande desenvolvimento da medicina, a morte instrumentalizada nos hospitais e a influência dos aspectos econômicos e legais nas decisões médicas foram os grandes responsáveis para que isso ocorresse Como conseqüência, a aplicação dos conceitosTrabalho apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Científico ministrada pelo prof. Ms. Francisco Valdério em 2013.2 como requisito para aobtenção da 2ª nota.
Estudantes do 2º período de Enfermagem da UEMA/CESSIN



bioéticos na prática clínica criou um novo e emergente campo do conhecimento, a Bioética Clínica. Trata-se de uma expansão da Bioética aplicada, que visa estabeleceruma aliança entre o conhecimento científico médico e o humanístico, com um campo de atuação bastante amplo. Estuda desde os problemas inerentes ao início e ao final da vida, a reprodução humana, os dilemas individuais dos profissionais de saúde frente a situações polêmicas, as pesquisas em seres humanos, até as complexas decisões de saúde pública enfrentadas em Conjunto com legisladores ecidadãos.
Desenvolvimento

Atualmente, com o aumento da expectativa de vida e sobrevida dos indivíduos acometidos por doenças crônicas ou degenerativas, em várias regiões do mundo, a partir do desenvolvimento da medicina e da tecnologia nas três últimas décadas, a bioética tem sido muito discutida nas questões de humanização e bem-estar total nas relações interpessoais e de cuidado.Faz-se necessárioaos profissionais de saúde uma maior compreensão sobre os cuidados com a vida e as dimensões da morte, o morrer, a dor e o sofrimento. Nas palavras de Pessini "[...]a questão do cuidado da vida humana no seu final Tornou-se uma questão de primeira grandeza em “Nossa sociedade atual, principalmente na área da medicina” A bioética abarca a ética médica, porém não se limita a ela. A ética médica, emsentido tradicional, trata dos problemas relacionados a valores que surgem da relação entre médico e paciente. Refere-se à bioética como algo mais amplo, não ficando restrita apenas à relação médico/enfermeiro - paciente, incluindo também a responsabilidade dos profissionais por todas as formas de vida, dentro de uma medicina organizada, e institucionalizada. Achamos de extrema relevância suasconsiderações sobre sempre termos em vista, ao cuidarmos de um paciente, os valores tanto dele como do profissional e da sociedade, tentando, dessa forma, atingir o “que é melhor para o paciente”. Freqüentemente nos deparamos com problemas éticos e devemos resolvê-los, apoiados nos três critérios da bioética, já citados: beneficência, autonomia e justiça. Esses critérios “andam” sempre “par a par”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre o profissional da saúde e o paciente
  • Relação profissional- Paciente
  • relação profissional paciente
  • Relação do profissional com o paciente
  • Relação com o Paciente com o Profissional na área
  • relação profissional-paciente
  • Interação profissional de saúde- paciente
  • Relação entre profissionais de saúde e mulheres

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!