B.f. skinner

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Letras.
Disciplina: Psicologia da Educação
Professora: Candice Marques
Aluna: Lorena Fernandes Corrêa Turma: B

B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical
Quem foi Skinner?
Skinner nasceu em 20 de março de 1904 no Estado norte-americano de Nova York. Sua primeira formação acadêmica foi em Letras. Skinner, no entanto,interessa-se pela psicologia, ingressando na pós-graduação de psicologia de Harvard, onde três anos mais tarde recebeu seu PhD em psicologia.
Ao longo de sua carreira, Skinner produziu muitos trabalhos de grande relevância para a psicologia, o que lhe conferiu inúmeras honras e vários prêmios, como a Medalha Nacional da Ciência(1968)-Honra concebida pelo presidente norte-americano aos cidadãoscompatriotas que realizaram importantes contribuições para as ciências sociais, ciências do comportamento, biologia, química, engenharia, matemática e física; a Medalha de ouro da American(1971); e em 1989, recebeu um prêmio da mais importante associação de psicologia norte-americana, hoje com cerca de 150 mil membros.
As ideias
Skinner foi um homem profundamente preocupado com as questões humanas.Acreditava ser possível conhecer o homem e a natureza humana de uma forma muito mais profunda que a proposta pela psicologia de sua época, e também pela de hoje.
Para Skinner a Ciência é o caminho mais rápido e seguro para a construção do conhecimento. Por mais complexo que seja o comportamento humano, ou o ser humano, Skinner acreditava que é possível estuda-lo de forma cientifica. Skinner trabalhouarduamente em seus laboratórios, mostrando a viabilidade de uma ciência do comportamento e da inclusão dos fenômenos “subjetivos” nessa ciência. Com esse esforço produziu conhecimentos que são a base hoje para o trabalho de milhares de psicólogos em todo o mundo, seus ensinamentos podem ser encontrados hoje em praticamente todas as áreas nas quais os psicólogos podem atuar.
A obra Ao longo desua carreira ,Skinner escreveu e pesquisou sobre quase todos os assuntos necessários á compreensão do ser humano. Quase tudo, senão tudo, o que diz respeito ao ser humano, em seus aspectos psicológicos, pode ser encontrado em sua obra. É necessário ressaltar apenas que a forma como Skinner aborda todos esses assuntos diverge da forma como outros grandes nomes da psicologia os abordaram(Freud,Jung, Adorno e Moreno).
Em quase sete décadas de pesquisa , Skinner escreveu e publicou algo em torno de 300 artigos e 20 livros. Suas publicações abrangeram os mais diversos assuntos.
Análise do comportamento
A Análise do Comportamento é uma abordagem psicológica que busca compreender o ser humano a partir de sua interação com seu ambiente. É importante ressaltar que o conceito de ambiente, paraa Análise do Comportamento, vai muito além do seu significado comum. Em Análise do comportamento, ambiente refere-se ao mundo físico (as coisas materiais), ao mundo social (interação entre com outras pessoas), á nossa história de vida e á nossa interação com nós mesmos.
Em Análise do Comportamento, tentamos identificar como os indivíduos interagem com seus ambientes a partir dos conceitos decondicionamento pavloviano; condicionamento operante; discriminação de estímulos, esquemas de reforçamento, etc, para tentar prever e controlar o comportamento. A ideia central, exceto para condicionamento respondente, é a seguinte: as consequências que determinado comportamento produziu no passado selecionaram esses comportamentos, ou seja, influenciaram se ele continua ou não ocorrendo. Sendoassim, se mudarmos as consequências do comportamento hoje, o comportamento muito provavelmente será alterado.
Em decorrência de interações passadas, os comportamentos atuais são controlados por seus estímulos antecedentes (situações) e por seus estímulos consequentes (ou consequências).
São as interações, das pessoas com seus ambientes, que a Análise do Comportamento estuda para tentar entender...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A psicologia de b.f. skinner
  • SKINNER, B.F. Seleção por consequências
  • A psicologia de b.f. skinner
  • Livro, Ciência e comportamento humano; Aut. Skinner, B.F. Resenha do capítulo I, “A ciência pode ajudar?”.
  • Skinner
  • skinner
  • Skinner
  • Skinner

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!