ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA A PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE NA CLÍNICA DE TERAPIA RENAL DE TOLEDO LTDA. – HEMATOL

709 palavras 3 páginas
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA A PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE NA CLÍNICA DE TERAPIA RENAL DE TOLEDO LTDA. – HEMATOL

Lussandra de Campos Gasperin1
Ligia Rejane Reimann Gnass2
Introdução:A doença renal crônica é uma condição clínica, resultante de múltiplos processos patológicos que levam a alterações das funções renais. Os portadores necessitam de tratamento medicamentoso regular, o que justifica a inclusão do profissional farmacêutico na equipe de assistência a saúde. O objetivo principal do projeto de pesquisa consistiu na verificação se o portador de nefropatia crônica em tratamento hemodialítico possui adesão ao tratamento farmacológico de uso diário ou se apresenta necessidade de adequação da orientação farmacêutica para uso correto de medicamentos. Ainda destaca-se a promoção de intercâmbio técnico-científico com os profissionais da Hematol.
Objetivos: Traçar o perfil sóciodemográfico, socioeconômico, clínico e de uso de medicamentos dos pacientes insuficientes renais crônicos atendidos na clínica;Avaliação da necessidade de adequação da orientação farmacêutica para o uso correto de medicamentos ao perfil dos pacientes assistidos;Verificação da adesão ou não dos pacientes ao tratamento;Descobrir se o paciente conhece a medicação diária;Verificação dos medicamentos utilizados classificando-os conforme á ATC.
Metodologia: O estudo realizou-se no período de 01/05/2013 a 01/09/2013, cuja amostra está constituída entre os 118 pacientes portadores de insuficiência renal crônica, dentro de um universo de pacientes cadastrados na Clínica, em tratamento subsidiado pelo SUS/UNIMED e SANEPAR, prevalecendo o atendimento pelo SUS. O presente projeto de pesquisa trata-se de um estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, sendo utilizado um questionário como instrumento de colega de dados, contendo 29 questões estruturadas, semiestruturadas e abertas, abordando os aspectos socioeconômicos e caracterização dos pacientes do estudo, além do levantamento

Relacionados

  • Consenso caquexia
    28741 palavras | 115 páginas
  • cuidados paliativos
    147741 palavras | 591 páginas