AS PELEJAS DE OJUARA: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO NORDESTE E DO NORDESTINO

3267 palavras 14 páginas
AS PELEJAS DE OJUARA: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO NORDESTE E DO NORDESTINO

Alanna Cavalcanti dos Santos Silva (autora)
Patrícia Kelly Gomes (coautor) João Everton Leandro de Queiroz (coautor)

A imagem do homem nordestino, repetidas vezes, tem sido associada a elementos como miséria, seca, ingenuidade e violência social. O sertão nordestino acaba limitando-se ao estereótipo de região esquecida e de histórias folclóricas. Há, em diversas obras escritas, do mesmo modo que ocorre no cinema brasileiro, a construção de uma imagem errônea de que o nordeste é uma região de pessoas antiquadas e com cultura inferior. Sabe-se que a cultura não é algo acabado, está em constante construção e mudança, o que não ocorre em muitas representações acerca do nordestino, quando comumente observam-se as mesmas estereotipizações nas mais diversas obras. Isso também gera uma preservação da hegemonia do Sul/Sudeste como regiões mais estimadas por tantos no país. Assim, este trabalho sugere uma reflexão sobre as alegorias construídas em torno do Nordeste e do nordestino, que ampliam a desvalorização cultural, sobretudo na obra As pelejas de Ojuara, de Nei Leandro de Castro, que apresenta o sertão nordestino de modo não variável, gerando a ideia de um nordeste uniforme, como se não ocorressem grandes variações nas diversas cidades da região.

Palavras-chave: Nordeste/Nordestino. Estereótipo. Desvalorização cultural.

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma leitura sobre alguns pontos existentes na obra As Pelejas de Ojuara, de Nei Leandro de Castro, como o mito, a pornografia e principalmente a construção da imagem do nordeste e do nordestino na obra.
As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo, conta a história de um caboclo que inicialmente chama-se José Araújo Filho, um homem tranquilo, pacato, boêmio que vive no interior do Rio Grande do Norte na cidade de Jardim dos Caiacós. Zé Araújo casa-se com

Relacionados