AS DIFICULDADES DO PROFESSOR NO PAPEL DE TRANSFORMADOR

1827 palavras 8 páginas
AS DIFICULDADES DO PROFESSOR NO PAPEL DE TRANSFORMADOR.

Resumo: O filme “Escritores da Liberdade” expõe temas da vida social e educacional americana, onde procura salientar o sistema de exclusão (alunos bons/alunos ruins). Trata também da importância do papel do professor além da sala de aula, abordando temas como: desigualdade social, racismo, desemprego, desestruturação familiar, intolerância, exclusão social, violência, entre outros. O filme é baseado em fatos reais vivenciados numa escola americana. A produção deste artigo tenta ressaltar a importância do vínculo entre professor e aluno, e como essa pratica pode transformar a vida de todos que estejam envolvidos no processo.

Palavras-chave: Vida social. Sistema de exclusão. O papel do professor além da sala de aula.
INTRODUÇÃO
Transformar um ambiente onde todos que estavam envolvidos nesse contexto social, foi a maior dificuldade encontrada pela professora uma vez que tinham problemas para aceitar e dar credibilidade a qualquer mudança positiva.
O filme relata a dura realidade de uma sociedade repleta de conflitos sociais e contradições no contexto educacional para democratização da educação, mostrando que muitas vezes o sistema exclui onde ele deveria acolher, neste caso, alunos envolvidos em conflitos internos e externos da escola.Fato bastante recorrente também no Brasil.

AS DIFICULDADES DO PROFESSOR NO PAPEL DE TRANSFORMADOR

Drogas, Ganges, conflitos familiares, discriminação, exclusão social etc. Foi isso que a professora Erin Gruwell do filme “Escritores da Liberdade” encontrou na escola onde iria lecionar.
Liberdade, o nome já se traduz em toda a sua totalidade, é preciso apenas de uma dose dela para aprender e ensinar, portanto fazendo um casamento prefeito com a docência. Mas na pratica não existe esta alta dose de romantismo, por isso voltemos para a realidade.
Encontrar escolas públicas precárias e sem estrutura para que o professor e o aluno não consigam realizar as

Relacionados