ANÁLISE DO FILME “LARANJA MECÂNICA” COM BASE NOS CONCEITOS BEHAVIORISTAS.

370 palavras 2 páginas
ANÁLISE DO FILME “LARANJA MECÂNICA” COM BASE NOS CONCEITOS BEHAVIORISTAS.

O filme “laranja mecânica” narra à história de Alex, um adolescente com forte apetite sexual, violência natural e exagerada e um desejo de liderança que ele tenta a todo o momento passar por meio de seus pensamentos e comportamento para seus amigos delinquentes. Juntos eles formam uma gangue e passam a sair todas as noites para praticar os mais hediondos e bárbaros crimes. No entanto, as incessantes noites de violência gratuita que Alex e seus comparsas promoviam logo depois de tomar o leite com drogas, que pode ser associado à ideia do reforçador positivo, pois, de certa forma isso os motivava a usarem uma ultra violência, logo foram cessadas.
Alex foi preso, e depois de alguns anos na prisão, viu-se confrontado com a oportunidade de sair mais cedo da cadeia, tendo, para isto, que participar de um novo programa de reabilitação que o transformaria em uma pessoa “boa” em apenas duas semanas. Ao sair da prisão Alex vai para uma clínica onde inicia o tratamento Ludovico que é baseado na técnica de reforçamento negativo da caixa de Skinner que busca a eliminação de um comportamento na forma de punição pelo ato, e é realmente o que acontece, pois, Alex não perde seus desejos, porém, toda vez que eles eclodem o efeito do soro, que ele tomava, faz com que ele seja punido sentindo ânsia de vomito, não conseguindo, assim, tomar nenhuma atitude.
Sobre a ânsia de vomito vale ressaltar aqui o pensamento de Hull, que postulou o Behaviorismo radical, no qual afirmava que em estado de necessidade, o organismo se comporta de uma maneira voltada para reduzir essa necessidade, que é o mal estar causado pelo soro. Seu comportamento serve para restaurar as condições biológicas ótimas necessárias à sobrevivência.
Contudo, o filme evidencia uma crítica ao Behaviorismo, pois, mesmo Alex tendo passado por vários tratamentos, ao final do filme ele demostra ter retomado os comportamentos que lhe foram

Relacionados