ANÁLISE DA ÁGUA DO RIO DO TIGRE CONTAMINADA ACIDENTALMENTE POR EFLUENTE ORIGINADO DE UM FRIGORÍFICO DE ABATE BOVINO

2365 palavras 10 páginas
ANÁLISE DA ÁGUA DO RIO DO TIGRE CONTAMINADA ACIDENTALMENTE POR EFLUENTE ORIGINADO DE UM FRIGORÍFICO DE ABATE BOVINO

ANSCHAU, Maiara1; ARRUDA, Thaís B.1; BARROS, Maila1; CARICIMO, Anderson1; PIMENTEL, Vanessa1; PINHO, Adriana1.
1Universidade do Oeste de Santa Catarina

RESUMO

1 INTRODUÇÃO

A água é um elemento fundamental à vida, dentre todos os recursos naturais presentes na natureza, este é o que possui maior destaque. É utilizado em inúmeras atividades humanas, incluindo o abastecimento doméstico e industrial, a irrigação agrícola, a geração de energia elétrica e as atividades de lazer e recreação (GRIZA et al., 2008).
O abate de bovinos é uma das atividades econômicas mais importantes no mercado brasileiro, sendo o Brasil um dos maiores exportadores da carne bovina no mundo. Esta atividade gera muitos resíduos sólidos e líquidos, bem como utiliza grande quantidade de água que é descartada como efluente líquido (SANTOS et al., 2011). Esses efluentes provenientes dos frigoríficos possuem uma grande carga de sólidos em suspensão, nitrogênio orgânico, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), oxigênio dissolvido (OD), micro-organismos patogênicos, óleos e graxas (TAVARES; WEBER, 2011). Para que estes não causem problemas à saúde pública e a biota aquática, o efluente gerado passa pelos sistemas de tratamento de efluentes que objetivam atender à legislação ambiental e diminuir as cargas de substâncias antes de serem lançados nos corpos hídricos. A resolução nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), de 17 de março de 2005, dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes (CONAMA, 2011).
Os sistemas existentes hoje para tratamento de efluentes líquidos são constituídos de quatro etapas: a) tratamento preliminar: retenção de material grosseiro, flutuantes e material mineral sedimentável utilizando-se grades, caixas de retenção de

Relacionados