ana´lise filme sociedade dos poetas mortos

Páginas: 8 (1924 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
RESUMO
O presente trabalho analisa o filme “Sociedade dos Poetas Mortos” à luz da visão e reflexão sobre qual noção de escola temos hoje na atual sociedade, desenvolvendo uma crítica às narrativas redentoras que transferem os motivos pelos problemas educacionais e sociais do aluno e suas possíveis soluções ao professor e não à escola e ao Estado.
Este trabalho se baseou utilizando ilustraçõesde alguns episódios do filme “Sociedade dos poetas mortos” na análise de referenciais teóricos como Guirado (1996)(1987), Foucault (1975)(1984),Freire(1994), autores que se referem à reprodução social no meio escolar e que possibilitaram uma melhor compreensão do papel da educação na formação da vida social das indivíduos. Como todos somos sujeitos institucionalizados, é compreensível e inegávela importância de estudarmos um problema a partir de uma abordagem que analisa a instituição e sua ação na vida de seus atores especialmente no seu caráter regulador e dualista.

Palavras-chave: disciplinarização; construção social; relações de poder.

INTRODUÇÃO
Esta pesquisa pretende, de forma sucinta, discutir como as relações sociais que existem fora da escola são, de alguma forma,reproduzidas dentro dela. E como essa mesma Instituição também gera relações que lhe são intrínsecas. O modo disciplinar sob a ótica da institucionalidade será considerada aqui a partir da visão de Guirado (1996:34), que afirma que uma instituição se configura a partir das “relações ou práticas sociais que se repetem e que tem um objeto comum que é algo abstrato”. As instituições legitimam-se pelaação de seus clientes e de sua clientela. Vivemos em uma sociedade neoliberalista que propaga o ideário de que o sucesso ou o fracasso depende de cada um de nós, portanto, as oportunidades são dadas a todos, apagando traços como o contexto socioeconômico e sócio-cultural de cada um, isolando o ser humano e transferindo a ele a responsabilidade de êxito ou fracasso em sua vida.
Em seu texto“Análise institucional de Georges Lapassade” Guirado (1987) nos faz pensar que no interior da escola, uma instituição privilegiada, entrecruzam as dimensões econômicas, políticas e ideológicas, pois esta produz e reproduz a ideologia do saber científico como saber neutro, bem como a da educação neutra. Desse modo, podemos perceber que dentro dessa instituição, o que se pretende é a organização de umatécnica de poder em conjunto com um processo de educação. E, para que eles atuem juntos, é necessário a implantação de elementos distintos que contribuam para o controle das atividades.

O PAPEL ESCOLAR NA REGULAÇÃO DA VIDA SOCIAL
No filme analisado por nós “Sociedade dos Poetas Mortos”, já de início, ao se dirigir aos alunos recém-chegados à instituição, o diretor de Welton School deixa bemclaro quais são os quatros princípios básicos da instituição: tradição, honra, disciplina e excelência. Tomados isoladamente ou fora de qualquer contextualização, cada um desses substantivos tem o sentido de valor moral ou de ideal bastante construtivo para a sociedade. Mas da forma e com a entonação vocal como foram proferidos, e no conjunto da cena, ficou notório para nós o quanto que o signodisciplina se impôs no discurso e penetrou na essência dos demais princípios. Isso denota claramente a ortodoxia e a rigidez de normatização de comportamentos como ideologia pedagógica dominante e zeladora de princípios.
Porém no decorrer do filme ocorre um grande contraponto à ideologia normatizada pela Welton High School, quando chega um novo professor de literatura, John Keating representado porRobin Williams. Através de uma pedagogia transgressiva, o professor faz ressurgir o Romantismo, evocando o signo do carpe diem ou “aproveite o dia” aos seus alunos. Com isso, Keating, encoraja- os, ou melhor, torna-lhes imperativo, que persigam uma educação nos limites da auto-realização, da liberdade existencial e de uma busca humanista de experiências-limite. Por exemplo, numa cena ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filme sociedade dos poetas mortos
  • Sociedade dos poetas mortos (filme)
  • Filme sociedade poeta mortos
  • Filme: sociedade dos poetas mortos
  • filme sociedade dos poetas mortos
  • filme sociedade dos poetas mortos
  • filme sociedade dos poetas mortos
  • sociedade dos poetas mortos filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!