An´lise crítica do filme Ben-Hur

345 palavras 2 páginas
Ben-Hur se destacou também pois a sua história, fictícia, confunde-se com a história de Jesus no tempo de sua pregação e crucificação. Antes mesmo de Russel e o seu general Maximus de Gladiador entrarem em cena para vingar a sua família, Judah Ben-Hur, já passava de escravo a corredor de bigas, se tornando um deus das multidões, tudo para tentar se vingar de seu antigo amigo Messala.Ao longo do tempo, Ben-Hur passou por todo o tipo de provação, fortalecendo sua imagem e seu personagem a cada nova dificuldade.Após a corrida de bigas, Ben-Hur começa uma busca por sua mãe e irmã, que foram levadas para um retiro, por causa da lepra. Ao descobrir que estão vivas ele as traz para casa, onde no caminho se deparam com Cristo sendo levado para crucificação, em outra cena memorável do filme. Ben-Hur continua acompanhando o martírio, e isso faz ele abdicar de toda a raiva existente em seu interior, voltando para sua família em paz com seu coração. Uma bela lição de vida !Para finalizar, dentre todo o espetáculo proporcionado pelo filme, gostaria de destacar algumas cenas, de particular genialidade, para tentar explicar um pouco melhor a experiência de ver Ben-Hur:
A primeira seria logo quando Judah está sendo levado para os campos de escravos. Em um determinado momento, ao pedir água, ninguém lhe dá atenção, e por isso ele pede ajuda para Deus, pois está morrendo de sede. Nesse momento, ele ganha uma caneca de água de ninguém menos do que o próprio Jesus.
Trata-se de um filme capaz de subverter alguns dos preceitos mais fulcrais de todos os gêneros nos quais se insere, injetando ação em uma história religiosa e arrependimento em uma trama de vingança. No percurso, Ben-Hur transforma-se na obra cristã por excelência, pois indo além da encenação de um relato evangélico, busca traduzir fidedignamente a noção mesma da misericórdia.
Trata-se de uma simples história de vingança, mas que, imbuída de um verdadeiro ethos cristão, ao fim busca transmitir uma mensagem de

Relacionados

  • Walter Isaacson Einstein Sua Vida Seu Universo
    260477 palavras | 1042 páginas