ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

1377 palavras 6 páginas
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Olá,
Para darmos continuidade à matéria, nesta semana o assunto será sobre a Administração Científica, com a finalidade de resgatar conceitos importantes e entender a necessidade de reduzir esforços em busca de maior produtividade, aproveitando os estudos já realizados e promover a melhoria nas organizações, utilizando as modernas ferramentas disponíveis na atualidade para facilitar esse processo.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
A Administração Científica surge nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor, cuja preocupação era aumentar a eficiência no nível dos operários, onde a ênfase é dada na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o titular constituem a unidade fundamental da organização. Sua abordagem é feita de baixo para cima (do operário para o gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização da fábrica).

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
De outro lado a corrente desenvolvida na França, com os trabalhos pioneiros de Fayol, foi dado o nome de Teoria Clássica. Sua preocupação era aumentar a eficiência da empresa através da forma e disposição dos departamentos e das suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na estrutura e no funcionamento da organização.
Assim, concluímos que a Teoria Clássica é uma abordagem inversa à da Administração Científica: de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para os seus departamentos.

DESDOBRAMENTOS DA ABORDAGEM CLÁSSICA

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Frederick W. Taylor (1856-1915):
Primeiro período de Taylor: Livro Shop Management (1903):
_ Técnicas de racionalização do trabalho através do estudo de tempos e movimentos;
_ O objetivo da administração é pagar altos salários e reduzir custos de produção;
_ Para tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos para estabelecer processos padronizados que permitam o controle das

Relacionados

  • Introdu o Pesquisa Operacional Hil hellip
    460554 palavras | 1843 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas