A INCLUSÃO DO MARKETING A BASE DA PIRÂMIDE E SUAS IMPLICAÇÕES NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JUVENIL

782 palavras 4 páginas
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA- IESP

CAMILA BRASILEIRO CELESTINO GÓIS

A INCLUSÃO DO MARKETING A BASE DA PIRÂMIDE
E SUAS IMPLICAÇÕES NO COMPORTAMENTO
DO CONSUMIDOR JUVENIL

JOÃO PESSOA-PB
FEVEREIRO/2012
1 INTRODUÇÃO

O cenário da economia mundial está em constante transformação, e no Brasil não seria diferente. A estabilidade da moeda brasileira alcançada desde a implantação do real em 1994 trouxe reflexos notórios na economia e também na sociedade nacional (MORAIS, 2010, p.117).
Novos consumidores surgiram. Anteriormente taxados como sobreviventes os consumidores de baixa renda se firmaram na economia nacional tornando-se alvo de várias organizações. Diante desse novo cenário é fundamental que as empresas conheçam a fundo os consumidores da classe de C, D e E.
Através da pesquisa realizada pelo IBGE (2010), 87.5% da população juvenil brasileira é composta por jovens de baixa renda, que estão cada vez mais a procura da independência financeira, fazendo com que a taxa de desemprego no inicio desse ano fosse a menor registrada desde 2002, mais de 725 mil empregos foram criados somente no mês de Fevereiro.
Para as empresas, o foco está cada vez mais nesse perfil: consumidores jovens da classe C, D e E que tem desejo de comprar, que não se importam em parcelar a perder de vista, pagam em dia e vêem em bens de consumo uma forma de mostrar crescimento pessoal e status, mas para alcançar esse novo publico é preciso estratégias bem estruturadas, que só podem ser ditadas através do marketing (TERRA, 2008) (Terra)
Novas tecnologias, redes sociais, acesso facilitado à internet, novos modelos familiares, melhoria da renda e das ofertas de créditos, mostra um novo comportamento dos jovens, que agora estão em total evidência. A maior fatia do mercado brasileiro tornou-se o foco empresarial do momento, destoando a tudo aquilo que anteriormente era acreditado.
De acordo com que foi explanado, sobre as mudanças

Relacionados