A

532 palavras 3 páginas
a) Definição e classificação dos fatos contábeis
Fato contábil – é aquele que de alguma forma ocasiona modificação no patrimônio geral da entidade, por exemplo, aquisição de mercadorias à vista para revenda que modifica o caixa e os estoques da entidade. E se classificam em:
Fato permutativo – é o tipo de fato que apenas permuta, ou seja, apenas efetua trocas entre contas patrimoniais da entidade não gerando modificações no patrimônio líquido.
Fato modificativo – é o tipo de fato que modifica, ou seja, gera alteração no patrimônio líquido da entidade por envolver ao menos uma receita, um custo ou uma despesa.
Fato misto – é o tipo de fato que ao mesmo tempo permuta e modifica o patrimônio líquido da entidade
b) Elementos do processo contábil.
Ativo- Passivo- Despesa - Receita - Patrimônio
Ativo compreende o conjunto de Bens e Direitos da organização (entidade, empresa), possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro (proporcionando ganho para a empresa).
Passivo - representam todas as obrigações e dívidas contraídas pela entidade econômica com pessoas físicas ou jurídicas e também os serviços que devem ser prestados por já ter recebido para isso.
Despesa - todo o gasto de caráter geral, relacionado com a administração e vendas, como por exemplo juros, multas, material de escritório, etc
Receita - Resultados de receita de vendas e entrega de serviços. As receitas podem resultar em aumentos para ativos contas ou diminuições de contas do passivo. Vender a mercadoria em um regime de caixa resultados em aumentar seus ativos.
Patrimônio - é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade. Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações). Do ponto de vista contábil, são considerados apenas os bens, direitos e obrigações que podem ser avaliados em moeda.
c) Relatórios contábeis. Conceituação
São demonstrações extraídas da

Relacionados