A

1940 palavras 8 páginas
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Uma das principais prioridades das populações é o atendimento por sistema de abastecimento de água em quantidade e qualidade adequadas, pela importância para atendimento às suas necessidades relacionadas à saúde e ao desenvolvimento industrial.
Em vista da importância de um adequado sistema de abastecimento de água, grandes esforços vêm sendo feitos, particularmente nas últimas décadas do século 20, com elevados investimentos, de modo a se levar água de boa qualidade ao maior número possível de usuários, especialmente dos países em desenvolvimento, onde a situação de abastecimento de água é menos favorável. No Brasil, um imenso progresso em relação à implantação de sistemas de abastecimento de água se deu nas décadas de 1970 e 1980 com a implementação do PLANAS A - Plano Nacional do Saneamento - que permitiu ao país atingir níveis de atendimento de cerca de 90 % da população urbana.
Hoje, nos centros urbanos mais desenvolvidos, as maiores deficiências observadas em sistemas de abastecimento de água se devem principalmente à deterioração dos sistemas mais antigos, especialmente na parte de distribuição de água, com tubulações antigas apresentando frequentes problemas de rompimentos e de vazamentos de água, ou mesmo a falta de abastecimento de áreas urbanas que apresentam rápido e desordenado crescimento.
Já para os centros urbanos menos desenvolvidos e em pequenos aglomerados humanos, particularmente nos países em desenvolvimento, ainda se tem uma razoável parcela da população que não conta com atendimento por serviço de abastecimento de água ou contam com o serviço de forma inadequada, seja em relação à quantidade ou à qualidade da água. Nesses casos, esforços devem ser feitos no sentido de propiciar a essas populações um serviço adequado de abastecimento de água, para evitar que a saúde da população serão negativamente afetadas.
OS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E A SAÚDE PÚBLICA
Entre as melhorias do saneamento ambiental os

Relacionados