A

256 palavras 2 páginas
1. INTRODUÇÃO

2. HISTÓRICO E DESCRIÇÃO DO BAIRRO

3. METODOLOGIA

4. OBJETIVO

5. CARTOGRAFIAS E ANÁLISES

5.1. TERREIROS 5.2. VAZIOS URBANOS 5.3. JUSTIÇA AMBIENTAL 5.4. CENTRO ANTIGO 5.5. MAPA DIGITAL 5.6. MAPA LOUS 5.7. MAPA PDDU

6. CONCLUSÃO

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

A cartografia objetiva a representação gráfica da superfície terrestre através de mapas. Surgiu no período das Grandes Navegações com o objetivo de guiar as expedições direcionando-as ao destino final e continua sendo indispensável em várias áreas do conhecimento na atualidade. A percepção das cidades e seus elementos também é parte da cartografia. Estas são analisadas por meio de sensações, observações e principalmente, vivência urbana.

HISTÓRICO E DESCRIÇÃO DO BAIRRO

METODOLOGIA

OBJETIVO

Através desse trabalho iremos adquirir conhecimentos sobre a geografia do Pelourinho e consequentemente da nossa cidade, certificando-nos sobre o que é a cartografia desse bairro. Podemos ver através do estudo o histórico do bairro, o porque de suas intervenções urbanas terem ocorrido e como elas vem afetando e são afetadas pela sua população. Além disso, iremos aprimorar nosso conhecimento sobre leitura e interpretação de mapas, o que será útil para estudo de diversas localidades ao longo do curso.

CARTOGRAFIAS E ANÁLISES

TERREIROS

Segundo o Mapeamento dos Terreiros de Candomblé do Centro de Estudos Afro-Orientais, a região do Pelourinho não possui tais entidades em sua área. Os terreiros estão destacados no mapa através da marcação amarela, esta pode ser vista em toda a região da Vasco da Gama, Brotas e em toda parte oriental do mapa, exceto no Pelourinho.

VAZIOS URBANOS

(...)

Relacionados