A ÉTICANA SOCIEDADEATUAL

2772 palavras 12 páginas
TRABALHO ÉTICA NA SOCIEDADE ATUAL
MARIA APARECIDA CASSIANO

SERIA A CONDUTA ÉTICA VOLTADA À REALIDADE DE CADA ÉPOCA?
Não há uma resposta absoluta para a questão, mas somos capazes de reconhecer, historicamente, a ocorrência de alterações significativas no ambiente social. Em especial, a transformação vertiginosa das sociedades rurais em urbanas.
O que caracteriza a sociedade urbana, entre tantas, é a exacerbação dos conflitos de interesses. O homem, desde as informações mais remotas que temos, vive em grupo, em sociedade portanto, daí a afirmação axiomática: “o homem é um animal social por natureza”. O processo de urbanização acelerada que ocorre no Brasil e, em outros países, passou a confrontar, em cada urbanita,
, por sua constituição física e legal, exige em relação as crenças e valores de cada pessoa, algumas inclusive obtidas no meio rural.
No meio urbano o que determina o ponto de entendimento é o contrato, a regra, a lei. Variáveis externas que regulam as relações, atrofiando o crédito na pessoa – seus valores e crenças.
Para sobreviver no meio urbano, o urbanita recriou o GRUPO DE REFERÊNCIA, à semelhança do primitivo, para comungar os mesmos interesses e defender suas convicções. Daí surgiram as associações, os partidos políticos e, até as gangues, etc...
Reconhecemos, portanto, que a conduta ética da maioria decorre, hoje, mais da qualidade intrínseca das regras, do modo participativo como foram estabelecidas e da seriedade com que devem ser cumpridas, do que da vontade individual.
A urbanidade, que traduz civilidade, cortesia, afabilidade, ainda é deficiente em muitas de nossas cidades, mas há muita vontade individual e coletiva buscando alcançá-la. Nesse sentido, os códigos de conduta e/ou ética dão, aos grupos aceleradas no comportamento dos pais em relação aos filhos, determinando, junto com especialistas no assunto, transformações mais rápidas na educação das crianças.
Alguns pais, e mesmo instituições de ensino,

Relacionados