A.l. 2,2 condensadores

Páginas: 6 (1276 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A.L 2.2 Condensador Plano



Física 12ºAno
Professora Florbela da Silva Rouxinol
Elaborado por:
Francisco Martins Fonseca

2012/2013





I. Índice

1. Índice pág. 2
2. Problema pág. 3
3. Fundamento teórico pág. 3
4. Questões pré-laboratoriais pág. 4
5. Material pág. 6
6. Procedimentopág. 6
7. Registo dos resultados pág. 7
8. Análise dos resultados pág. 9
9. Conclusão e crítica pág. 10
10. Bibliografia pág.10

II. Problema
Na execução da Atividade Laboratorial 2.2 – Condensador Plano, pretende-se construir um condensador plano de geometria variável, de modo a relacionar a capacidade deste condensador com a distância entre as suasarmaduras, utilizando como dielétrico o ar.

III. Breve Fundamento Teórico
Condensador
Um condensador é um sistema de dois condutores próximos, separados por um meio isolador, estes armazenam, portanto, cargas e energia, pelo que têm múltiplas aplicações. É um sistema de dois condutores onde ocorre um fenómeno de indução mútua. É possível carregar um condensador ligando simplesmente as suasarmaduras aos pólos de uma pilha, e para decarregar, basta ligar os condutores entre si por um fio metálico. A capacidade de um condensador tem valor positivo e constante para um dado condensador, é uma medida da capacidade de armazenar carga, depende da sua geometria e depende do meio isolador, chamado dielétrico. A capacidade de um condensador pode ser dada por esta expressão:
O condensadormais simples é o condensador plano, constituído por duas placas metálicas muito próximas. A capacidade de um condensador plano depende da área das suas placas e da distância entre elas como é demonstrado nesta expressão:
Num condensador plano o dielétrico entre as placas permite aumentar a capacidade do condensador, a carga que o condensador pode armazenar, para a mesma diferença de potencial,será tanto maior quanto maior for a capacidade, e a carga que o condensador pode armazenar, para a mesma diferença de potencial, será tanto maior quanto maior for a área das placas e menor a distância entre elas.






I. Questões pré-laboratoriais

1. O que é um condensador? Para que serve?
R: Um condensador é um componente capaz de armazenar energia elétrica que poderáser utilizada posteriormente. É constituído por duas placas condutoras separadas por um meio isolante.

2. Como se carrega um condensador?
R: Um condensador carrega-se ligando-o a um gerador de corrente, estabelecendo uma diferença de potencial entre as armaduras.

3. De que depende a capacidade de um condensador?
R: A capacidade de um condensador depende da área dasplacas e da distância entre as placas, como é provado nesta expressão .

A capacidade depende também da carga que pode armazenar e da diferença de potencial estabelecida, como é mostrado nesta expressão .

4. Caracterize um condensador plano.
R: Um condensador plano caracteriza-se por ter as armaduras planas colocadas muito próximas, de modo que o campo elétricono seu interior seja constante.


5. Um condensador plano está carregado com uma certa carga Q. Se aumentarmos a distância entre as armaduras, o que acontece às seguintes características do condensador: capacidade, carga e diferença de potencial entre as armaduras?
R: Num condensador plano a capacidade varia da seguinte forma: , em que C é a capacidade, A a área das armaduras e da distância entre as placas. A capacidade de um condensador é dada também por , em que Q é a carga, U é a diferença de potencial, e C a capacidade. Sendo que se aumentarmos a distância d, a capacidade diminui e a diferença de potencial aumente. Aumentando a distância d, a área mantém, e a capacidade do condensador diminui.


6. Por que razão a introdução de um dielétrico entre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • condensadores
  • Condensadores
  • Condensador
  • Condensador
  • Condensadores
  • Condensador
  • Condensadores
  • Condensadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!