A A O Antr Pica E Os Impactos Ambientais Nos Biomas Do Brasil

1376 palavras 6 páginas
A ação antrópica e os impactos ambientais nos Biomas do Brasil.

A diversidade biológica é o registro genético de tudo o que aconteceu na evolução das espécies do mundo. Hoje conhecemos cerca de 2 milhões de espécies, mas a estimativa é de que sejam de 15 a 30 milhões. O patrimônio é farto, mas não são infinitas, diversas espécies são extintas antes mesmo de serem estudadas ou de que alguma ação seja tomada para mudar esta situação e tentar preservá-las. “A variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentro todos, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e complexos ecológicos de que fazem parte; Compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e ecossistemas.” (Artigo2- ECO 92)
O Brasil é um país de extensão continental, possui 8,5 milhões de quilômetros quadrados e engloba várias zonas climáticas, é úmido ao norte, semi-árido ao nordeste, e tem zonas temperadas ao sul, assim essas diferenças climáticas levam a uma grande variedade ecológica formando biomas, como o pantanal, maior planície inundável, cerrado de savanas e bosques, caatinga, floresta tropical pluvial da mata atlântica e floresta amazônica a maior floresta tropical úmida do mundo. A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da fauna e da flora brasileira. A enorme variedade de vida leva o Brasil ao topo de principal país mega-diverso, possuindo 2/3 da biodiversidade mundial e se a biodiversidade tem um grande valor, o Brasil tem um tesouro em mãos. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.
Muitas das espécies brasileiras são endêmicas, e diversas espécies de plantas de importância econômica mundial – como o abacaxi, o amendoim, a castanha do Brasil (ou do Pará), a mandioca, o caju e a carnaúba – são originárias do Brasil. No entanto, essa rica biodiversidade vem sendo crescentemente ameaçada por

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas