A VOZ DO CORPO: A COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Páginas: 3 (526 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2014
A VOZ DO CORPO: A COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
(Resumo)
A transmissão de mensagens por meio de expressões faciais, movimento dos lábios, direção dos olhares, posturacorporal, gestos e ritmo da voz mostra que o nosso corpo fala de uma maneira silenciosa. É sobre a comunicação não expressada por palavras, que revela situações diversas do indivíduo como emoções, cultura,experiências e até mesmo situação econômica que Vera Regina desenvolve seu texto, a chamada comunicação não-verbal.
Logo no início de sua obra a autora abre um breve parêntese para explicar a quedevidamente se dirige sua explicação sobre tal aspecto comunicacional, em seu trabalho é relatada a comparação entre comunicação verbal e não verbal tendo como objeto de estudo alguns discursos de RenanCalheiros, o objetivo era analisar como o impacto e o poder de penetração poderiam influenciar uma sociedade. A comunicação verbal é feita de forma consciente e a comunicação não-verbal pode ser,muitas vezes, inconsciente e involuntária. Essas formas de linguagem se complementam e tornam a comunicação mais rica, acessível e compreensível. “Por trás de sorrisos, gestos e expressões faciais podemosdecifrar a verdadeira intenção do locutor, pois detectamos as contradições entre as palavras e seus gestos” Afirma Vera.
Um dos pontos importantes destacados pela autora é o relacionamentointerpessoal; para Vera ser capaz de entender a comunicação não-verbal, captar o estado emocional de uma pessoa e observar seus gestos e atitudes são os segredos para o bom relacionamento interpessoal. Acomunicação não-verbal pode ser usada de forma estratégica e é uma excelente ferramenta para profissionais de áreas da saúde é útil para diagnosticar pacientes. As empresas também têm utilizado talferramenta na hora de admitir novos funcionários, pois os critérios estão cada vez mais relacionados com a aparência, carisma, o vestuário e o aspecto físico.
Evidentemente, a linguagem do corpo nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comunicação verbal e não verbal
  • Comunicação verbal e nao verbal
  • COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL
  • Comunicação Verbal e Não Verbal
  • O corpo e as linguagens nao verbais
  • Relações interpessoais e sua influencia na comunicação
  • Comunicação não verbal
  • Comunicação Não Verbal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!