A voz do Brasil

Páginas: 3 (502 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A voz do Brasil

A Voz do Brasil está no ar há mais de 70 anos. O objetivo é levar informação aos cidadãos dos mais distantes pontos do país. O programa tem uma hora de duração. Os primeiros 25minutos são produzidos pela EBC - Empresa Brasil de Comunicação e levam aos cidadãos as notícias, de seu interesse, sobre o Poder executivo. Os demais 35 minutos são divididos e de responsabilidade dosPoderes Judiciário e Legislativo.
O programa foi criado por Armando Campos, amigo de infância de Getúlio Vargas, com a intenção de ser instrumento de propaganda política. Passou a ser transmitido em22 de julho de 1935, durante o governo de Vargas com o nome de Programa Nacional, sendo apresentado pelo locutor Luiz Jatobá. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil. Em 1938,já com o nome de Hora do Brasil, o programa passou a ter veiculação obrigatória, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo, sempre das 7 às 8 horas da noite, horário de Brasília. Em 1962, apartir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o Poder Legislativo passou a ocupar a segunda meia hora do noticiário. Em 1971, por determinação do presidente Médici, o nome Horado Brasil muda para A Voz do Brasil.
A partir de 1985, com o processo de redemocratização, vieram à tona os sinais de desgaste do programa. Crescia o número de aparelhos de rádio desligados aosprimeiros acordes de “O Guarani”. Mas nem assim, a Voz deixou de ser ouvida por um número expressivo de brasileiros.
Em 1998, o formato de A Voz do Brasil foi reformulado. O Guarani permaneceu, mas novasvinhetas foram introduzidas com o objetivo de atualizar sua identidade sonora. O texto sisudo deu lugar a uma linguagem mais leve. O tom grave e solene foi suavizado com a entrada de uma mulher nalocução. A pauta do radiojornal, no entanto, permanecia focada na promoção de autoridades e na divulgação de suas ações.
Em 2003, como parte do novo conceito de comunicação pública do governo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • voz do brasil
  • analise critica da voz do brasil
  • voz do educadores do Brasil
  • Análise do programa “A Voz do Brasil”
  • A voz
  • A Voz
  • A VOZ PASSIVA NA LÍNGUA INGLESA E AS DIFICULDADES NA APREDIZAGEM DO FALANTE DE PORTUGUÊS DO BRASIL
  • A voz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!