A vivência do lazer na adolescência

Páginas: 5 (1190 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
1) O que é o lazer?
O Lazer significa ser lícito, ser permitido e vem do latim ‘licere’. Geralmente é definido como uma série de atividades que pode ser praticada em meio ao tempo livre de cada um, ou seja, naquele momento em que não está trabalhando, ou em tarefas familiares, nem mesmo religiosas ou sociais, e que são capazes de proporcionar prazer.
Mas isso não significa dizer que não há umarelação com o lazer e o trabalho. Aí está a importância da atitude diante da ocupação, pois, dependendo da mesma, como por exemplo, se há deleite no que se faz, podemos considerar que, de certa forma, o trabalho está aliado ao lazer. Ou seja, o Lazer não pode ser meramente definido como algo impreterivelmente desvinculado do trabalho profissional ou de qualquer outra atividade do ser humano.Além disso, o Lazer, segundo Nelson Carvalho Marcelino, pode dividir-se em seis esferas essenciais: interesses artísticos, intelectuais, físicos, manuais, turísticos e sociais.

2) Objetivos do Lazer
Um dos principais objetivos do lazer sem dúvida é despertar o potencial criativo das pessoas e incluí-las cultural e artisticamente. O que nos leva a pensar no Lazer como algo que interfere emmuitos aspectos que constroem um ser humano. A diversão e descontração, também, tornam-se cada vez mais importantes no combate ao stress mental, físico e psicológico.

3) O Lazer na Atualidade
O Lazer pode ser proporcionado no próprio lar, com família e amigos, a exemplos temos o uso de jogos, internet e televisão. Outro tipo de Lazer é o que está ligado ao turismo, como viagens e passeios. Umaatividade que pode ser realizada em um tempo vago durante o trabalho para assistir televisão, conversar, também é um tipo de Lazer, também. Além desses, temos o “Lazer escolar” que acontece nos horário de intervalos, exposições ou aula de educação física que são realizados no âmbito escolar.
Apesar de esses tipos de Lazeres parecerem muito interessantes e excitantes, mas não é bem assim que ascoisas se encaminham, atualmente. Houve algumas distorções, ao longo do tempo, a respeito do real objetivo e significado do Lazer.

4) Os benefícios do lazer na adolescência
Os lazeres realizados para aspecto cultural quando praticados de forma coerente proporciona ao jovem adquirir novos conhecimento culturais e didáticos, uma vez que podemos aprender sobre novas culturas e novos conceitos nainternet, em livros, em alguns programas de televisão, filmes, ou em temas de jogos de videogame.
Os lazeres realizados em forma de atividade física são onde encontramos ainda mais benefícios. A adolescência também é a etapa da vida humana em que o corpo encontra-se de forma bem saudável, isto é, os nossos órgãos e nossos sistemas encontram-se em excelente estado nessa fase, e a prática de umaatividade física provoca a continuidade desse bom estado no decorrer dos anos. Além de benefícios para a saúde física, a prática de uma atividade física traz também ensinamentos de valores fundamentais, como a autoconfiança, a inclusão social, o trabalho em equipe e o respeito pelas outras pessoas.

5) Os malefícios do lazer na adolescência.
Não devemos nos enganar em pensar que ter qualquertipo de lazer ou atividades físicas só nos trará benefícios, pois assim como eles, os malefícios são diversos: vício, exclusão social, lesões musculares, lesões articulares, fraturas ósseas, lesões cardíacas, queda da imunidade e etc. Hoje em dia, a grande quantidade de adolescentes com problemas em se relacionar e depressivos se comprova com o fato de que as atividades passivas de lazer ocupam umgrande período do tempo disponível que poderia ser empregado na realização de exercícios físicos.

6) A realidade do lazer para o jovem
É válido evidenciar que toda uma problemática parece tomar corpo quando se tem por análise o tempo disponível pertinente ao adolescente, e as questões que envolvem aí o lazer e suas características na sociedade moderna. Isto porque estes são indicados como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A adolescência/juventude e a homossexualidade: uma análise da vivência nos espaços de relação.
  • Vivência
  • vivencia
  • vivencia
  • vivencia
  • Vivencia
  • Vivencia
  • Vivencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!