A VITRINE COMO ELEMENTO COMUNICACIONAL DA LOJA CAPITU

5173 palavras 21 páginas
A VITRINE COMO ELEMENTO COMUNICACIONAL DA LOJA CAPITU

Diana Penha Pacheco Laia
Liane Gaspar Citty

RESUMO
Neste trabalho realiza-se um estudo sobre o varejo de roupas femininas, a fim de identificar a vitrine como elemento comunicacional frente ao consumidor. Para isso, inicialmente, serão apresentadas algumas reflexões sobre o comércio varejista e o consumo feminino a partir de estudos de PARENTE (2011); KOTLER (1996, 2006); JOHNSON E LEARNED (2005) e POPCORN E MARIGOLD (2000). Em seguida, baseado principalmente em DEMETRESCO (2001) e SAIANI (2006), será realizado um estudo sobre o conceito, evolução e poder de comunicação das vitrines, com o intuito de observar a articulação persuasiva e comunicacional existente nas vitrines da loja Capitu.
Palavras-chave: Vitrine. Consumo feminino. Varejo.

ABSTRACT

Introdução

O varejo tem sido tema de muitos estudos, pois, o consumo tem aumentado cada vez mais, e observa-se que o mercado de varejo, juntamente com suas técnicas, tem atraído grande número de consumidores. Nesse sentido, o tema escolhido para a pesquisa é a análise da vitrine do varejo de roupas femininas como elemento comunicacional.
Segundo Barcelos e Schuster (2010) a comunicação está em crescente movimento, e a cada dia descobre-se uma nova forma de se comunicar através de ferramentas instantâneas como a internet e as ferramentas visuais encontradas diariamente nas ruas. A publicidade surge como uma ponte para levar todas as informações ao consumidor e para funcionar corretamente ela deve conversar com o público, levando a ele, elementos que remetam a utilização de determinado produto.
Para alcançar êxito no diálogo do anúncio com o consumidor deve-se de acordo com Sant’Anna (2006) “basear-se no conhecimento da natureza humana. Para atrair a atenção é imprescindível saber como captá-la; para interessar é necessário conhecer cada uma das reações do ser humano, seus instintos e sentimentos” (p. 77), assim a preocupação em

Relacionados

  • Aula Comunica O Express O
    28174 palavras | 113 páginas
  • Exercicio Aula Completos
    43765 palavras | 176 páginas
  • História do cinema mundial
    154591 palavras | 619 páginas
  • Cores
    156274 palavras | 626 páginas