A visão de Heguel sobre historia da arte

747 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Belas Artes

Filósofo : Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831)
Por
Ingrid Henriques

História da arte
Estética II
Professor: João

2014.1
Hegel separa a História da arte em três momentos. Panteísmo, clássico e cristão. Em cada momento a arte se desenvolve de maneiras diferentes. A arte do período Panteísta é chamada por Hegel de Arte Simbólica. A do período clássico da arte clássica. E do momento cristão, ele chama de arte românica. Explique cada arte relacionando com sua forma/conteúdo estudado por Hegel.

Segundo Hegel a arte é histórica, ela exprime a vida do espirito. Enquanto houver história haverá Deus. A arte representa de forma figurada a alma do homem, a arte revela a verdade absoluta. Hegel definiu a história da arte em três momentos, o panteísmos, clássica e o cristão.

O panteísmo não esta adequada. Contudo é sempre espiritual, mas ainda não há sua primeira expressão. Como exemplo seria a arte egípcia, com muitas formas, repleta e fundamentada na natureza, ou ate mesmo arte hinduísta, que representam os espíritos a imensidão de Deus pelo quantitativo, pela grandeza, o gigantismo, quantidade de membros.A arte simbólica é a mais primitiva, e mais afastado do espirito, quanto mais forma menos espiritualizada ela se torna, a forma não preenche o conteúdo e a representação mundana não atinge o divino.

A arte clássica está adequada. Quando os artistas fazem as esculturas gregas, eles sabem sua essência, sabem como Deus vai ser, pois já ouve um estudo sobre essa figura. Temos o mármore como representação do próprio espirito, há equilíbrio entre a forma e o conteúdo, pois é a forma humana, não precisa ser engrandecida, o homem como imagem de Deus, mesmo sendo importuno é inevitável associar a ideia de Hegel com as escriturasbíblicas que afirmam o homem ser a imagem e semelhança de Deus. É evidente que a perfeição na arte não se basta, pois se bastasse ela teria alcançado seu

Relacionados

  • Resenha: Cursos de Estética
    520 palavras | 3 páginas
  • Vigotski e os fundamentos de uma psicologia marxista
    4348 palavras | 18 páginas
  • Bibliografia De Lacan
    9667 palavras | 39 páginas
  • Aplicabilidade da Biossegurança e Bioetica na Estetica
    8220 palavras | 33 páginas