A VISÃO DA SOCIEDADE DE AMIGOS DE BAIRRO DO ALTO BRANCO (SAB) CAMPINA GRANDE, PB SOBRE SAÚDE PÚBLICA: QUANDO E COMO UTILIZAR.

4916 palavras 20 páginas
A VISÃO DA SOCIEDADE DE AMIGOS DE BAIRRO DO ALTO BRANCO (SAB) CAMPINA GRANDE, PB SOBRE SAÚDE PÚBLICA: QUANDO E COMO UTILIZAR.
Autor (a): Maria Lucélia Caetano Rocha Palmeira
E-mail: (luceliarocha88@yahoo.com.br)
Disciplina: Seminário Temático II
Professor (a): Olímpia Crispim da Silveira

1 INTRODUÇÃO
A crise no âmbito da saúde coletiva vem suscitando propostas que visam à transformação do sistema de saúde, suas práticas e, em articulação com estas, o processo de trabalho em saúde (PAIM, 1985 apud Trad; BASTOS, 1998).
Então o problema deve ser resolvido na atenção básica, desafogando ou aliviando o gargalo já existente nos hospitais.
O Programa Saúde da Família (PSF) surgiu em 1994. Ele vem se caracterizando como uma das estratégias adotadas na maioria dos municípios como modelo para a promoção e qualidade do serviço de saúde.
Para SOUSA (2000), O PSF tem como compromisso prestar um serviço integral, equânime, contínua e acima de tudo resolutiva a população na unidade de saúde e no domicílio, identificando os fatores de risco e intervindo de forma apropriada.
De acordo com FRACOLLI; BERTOLIZE (2001), o processo saúde-doença compõe momentos referentes à vida das pessoas, que por sua vez está intrinsecamente ligado ao potencial que elas tem ao acesso às necessidades para viver a vida, seja a moradia, a alimentação, a educação, saúde, lazer, entre outros. Ideologicamente o PSF tem que aproximar os serviços de saúde à população, garantindo o direito e preceito constitucional aos mesmos de ter acesso ao serviço de saúde. É também princípio ideológico dos PSFS, priorizar ação preventiva em paralelo com os demais serviços de saúde.
As Unidades de Saúde da Família constituem reestruturação do antigo posto de saúde, esses se limitavam em vacinar crianças e encaminhar consultas, hoje as USF trabalham com maior capacidade de atender as necessidades da população e com uma “população adscrita” que é um número determinado de pessoas.
Mas e quando

Relacionados