a visao dos esconomistas

668 palavras 3 páginas
A visão dos economistas
O empreendedor era aquele que adquiria a matéria-prima por um determinado preço e a revendia a um preço incerto. Cantillon entendia que, se o empreendedor obtivesse lucro além do esperado, ocorreria porque ele teria inovado. Desde a muito tempo, o autor já associava o empreendedor ao risco, à inovação e ao lucro, ou seja, ele era visto como pessoa que buscava aproveitar novas oportunidades, entendendo o lucro e exercendo suas ações diante de certos riscos. Porém muitos economistas, associaram, de um modo mais contundente, o empreendedorismo à inovação e procuraram esclarecer a influência do empreendedorismo sobre o desenvolvimento econômico.

A visão dos behavioristas
Na década de 1950, os behavioristas foram incentivados a buscar explicações a respeito da ascensão e declínio das civilizações. Os behavioristas foram, assim, incentivados a traçar um perfil da personalidade do empreendedor. O trabalho desenvolvido por McClelland focalizava os gerentes de grandes empresas, mas não interligava claramente a necessidade de auto realização com a decisão de iniciar um empreendimento e o sucesso desta possível ligação.

Escolas dos traços de personalidade
Ainda que a pesquisa não tenha sido capaz de delimitar o conjunto de empreendedores e atribuir-lhe características certas, tem propiciado uma série de linhas mestras para futuros empreendedores, auxiliando-os na busca por aperfeiçoar aspectos específicos para obterem sucesso. Dado o sucesso limitado e as dificuldades metodológicas inerentes à abordagem dos traços, uma orientação comportamental ou de processos tem recebido recentemente grande atenção.

Teoria do carisma
A visão de Weber sobre empreendedorismo é frequentemente identificada com a Teoria do Carisma e, de acordo com essa interpretação, sua principal contribuição é ter encontrado em sua análise um tipo especial de ser humano, que faz pessoas o seguirem simplesmente pela virtude de sua personalidade extraordinária. Essa

Relacionados

  • Como pensam os economistas
    671 palavras | 3 páginas
  • Excelencia administrativa
    14501 palavras | 59 páginas
  • APOSTILA FUNDAMENTOS DA ADMINISTRA O
    21720 palavras | 87 páginas