A visão

Páginas: 11 (2691 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013
Introdução:
A visão é um principais sentidos do ser humano. Todas as percepções são captadas pelo órgão visual; no estudo da visão pode-se considerar dois tipos de visão: a dinâmica e a estática.
A visão dinâmica é aquela que atua juntamente com o sistema muscular do globo ocular, responsável pela convergência binocular, acomodação, adaptação, etc.
A visão estática é aquela que se refere aoolho como único e exclusivamente um sistema óptico de refração.
Sabemos que a luz é composta de diversas cores, ou diversos comprimentos de onda. Por esse motivo, para haver cor é necessário haver luz, e vice-versa. 
Óptica é a parte da física que estuda a energia radiante, ou mais em particular, a energia radiante em forma de luz.
A parte que se ocupa do estudo da acuidade visual, bem como doselementos ópticos de correção, é chamada de Optometria.










O olho humano

O olho é o órgão responsável pelo sentido da visão. Encontrado em todos os animais vertebrados, ele é localizado em cavidades ósseas no crânio chamadas órbitas. Sua tarefa é converter as ondas de luz emitidas ou refletidas por objetos em impulsos elétricos, que serão enviados ao cérebro. Todas asinformações fornecidas por este órgão fotorreceptor têm um papel dominante para a interpretação do mundo pelo ser humano.
O globo ocular, com cerca de 25 milímetros de diâmetro, é o responsável pela captação da luz refletida pelos objetos à nossa volta. Essa luz, atinge em primeiro lugar nossa córnea, que é um tecido transparente que cobre nossa íris como o vidro de um relógio. Em seu caminho, a luz agorapassa através do humor aquoso, penetrando no globo ocular pela pupila, atingindo imediatamente o cristalino que funciona como uma lente de focalização, convergindo então os raios luminosos para um ponto focal sobre a retina. Na retina, mais de cem milhões de células fotossensíveis transformam a luz em impulsos eletroquímicos, que são enviados ao cérebro pelo nervo óptico. No cérebro, maisprecisamente no córtex visual ocorre o processamento das imagens recebidas pelo olho direito e esquerdo completando então nossa sensação visual.
O olho humano é um órgão da visão, no qual uma imagem óptica do mundo externo é produzida e transformada em impulsos nervosos e conduzida ao cérebro.
Ele é formado pelo globo ocular e seus diversos componentes. Basicamente se restringe a uma lente positiva(convergente) de alto poder refrativo e é formado pela córnea, e o cristalino.
Os raios luminosos, paralelos, vindos do infinito, penetram no olho pela pupila, convergem-se (com o poder dióptrico positivo) encontrando-se na retina, mais precisamente na fóvea central, proporcionando assim visão nítida, o que ocorre com os olhos de visão normal, conhecida como "emétropes".
Uma curiosidade: as imagens,que se projetam dentro do olho, são invertidas, ou seja, de cabeça para baixo como o sistem de uma máquina fotográfica. Isto é o que ocorre com todo sistema óptico, quando é disposto além da sua distância focal. O cérebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta e nos dá a sensação que estão na posição normal.
O propósito do olho humano, no processo da visão, é formar uma imagem,no fundo do olho, que é conhecida genericamente como "retina". Podemos considerar que o olho é um instrumento óptico, por tal performance. A necessidade de lentes de óculos, em frente do olho, é determinado pela inexatidão com que esta imagem é formada na retina. Nos casos em que a imagem, ou o encontro focal, acontece fora da fóvea central, provoca uma imagem borrada ou desfocada. Esta imagem écorrigida com lentes oftálmicas com poderes dióptricos, que compensam as deficiências visuais, desde que necessária para fazer a compensação e obtenção de boa visão.
Quando os óculos são usados, não somente completam a função visual, como também suplementam o poder refrativo do olho.


Partes dos olhos e suas funções

Córnea: é a parte anterior transparente e protetora do olho dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visao
  • visao
  • Visão
  • Visão
  • Visão
  • Visão
  • visao
  • Visao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!